Apoie o DCM

Senador vai denunciar Bolsonaro em Haia por genocídio de Yanomamis

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP

Jair Bolsonaro será denunciado na Corte Internacional de Haia por crime de genocídio contra Yanomamis. O povo indígena tem sofrido com abandono do governo federal.

Randolfe Rodrigues, senador da Rede e líder da oposição, vai apresentar nesta semana uma nova denúncia. O presidente já é alvo de outras ações em que é acusado de genocídio na corte internacional.

O senador também apresentará ação no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele acusa o presidente de descumprir decisão que obrigou o governo a tomar medidas de proteção ao povo.

Leia também:

1 – Por que possível prisão de Steve Bannon é terrível para o presidente do Brasil

2 – MDB resiste à PEC dos Precatórios no Senado e pode melar Auxílio Brasil

3 – Presidente fez piada e mandou recado ao saber que Aécio quer ser vice

Bolsonaro abandonou Yanomamis

O povo Yanomami foi completamente abandonado pelo governo. Reportagem do Fantástico mostrou crianças doentes, desnutridas e sem atendimento médico na maior reserva indígena do Brasil. Ao mesmo tempo, garimpeiros destroem a floresta amazônica, contaminam as águas e espantam caça e a pesca. Faltam até remédios aos indígenas.

Cerca de 30 mil indígenas vivem na reserva, em mais de 300 comunidades. O povo ainda sofre com o avanço da malária em suas terras. Foram mais de 16 mil casos só neste ano.

Entre três comunidades, Sururucu, Heweteuy e Xaruna, só a primeira tem posto de saúde e hospital de internação. Indígenas de 23 comunidades vão até lá quando precisam de socorro. Faltavam remédios e sobravam leitos no local, mesmo tendo muitos doentes nas comunidades.

A responsabilidade do atendimento é da Secretaria Especial de Saúde indígena (Sesai) e do Distrito Sanitários Especial Indígena (Dsei), ambos ligados ao Ministério da Saúde.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link