Rússia e Ucrânia podem chegar a acordo em dias, diz negociador russo

Atualizado em 13 de março de 2022 às 17:49
Bandeira da Rússia e da Ucrânia lado a lado.
Imagem: Getty Images/jmiks

De acordo com a agência de notícias da Rússia, RIA, neste domingo (13), um representante russo nas negociações com a Ucrânia declarou que as duas partes fizeram progressos significativos e que é possível que as delegações possam chegar em breve a uma “posição conjunta”. Também neste domingo, o negociador ucraniano e conselheiro presidencial, Mykhailo Podolyak, afirmou que resultados podem ser alcançados em dias.

“Não vamos ceder em princípio em nenhuma posição. A Rússia agora entende isso. A Rússia já está começando a falar de forma construtiva. Acho que vamos alcançar alguns resultados literalmente em questão de dias”, disse o negociador ucraniano em um vídeo postado online.

Ele disse também que Kiev está trabalhando com Israel e Turquia como mediadores para finalizar um local e uma estrutura para as negociações de paz com a Rússia.

“Quando estiver resolvido, haverá uma reunião. Acho que não demorará muito para chegarmos lá”, declarou em rede nacional.

O representante russo Leonid Slutsky, chefe da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma — a câmara baixa do Parlamento russo —, foi citado pela agência RIA afirmando que o estado das negociações é melhor do que quando elas começaram e que houve “progresso substancial”.

Apesar de nenhum dos dois lados terem indicado qual seria o escopo de um eventual acordo, as declarações, que ocorreram basicamente ao mesmo tempo, são os balanços mais otimistas até agora das negociações, que ocorrem em paralelo à guerra.

Em entrevista coletiva no sábado (12), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já havia dito que há mudanças significativas nas negociações entre seu país e a Rússia, afirmando “estar feliz” por perceber “passos positivos” nas últimas conversas bilaterais.

“A Federação Russa nos deu ultimatos desde o início, que não aceitamos”, disse Zelensky. “Agora, eles começaram a falar sobre alguma coisa, não apenas lançando ultimatos. É um enfoque fundamentalmente diferente”.

Leia mais: 

1- Soldados Brasileiros são alvos de ataque na Ucrânia

2- Papa Francisco pede fim do ‘massacre’ na guerra da Ucrânia

3- Bolsonaro sobre relações do Brasil com Rússia: “Está tudo bem”

As intenções da Rússia

Também neste domingo, a subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Wendy Sherman afirmou ao programa Fox News Sunday:

“Essa pressão está começando a surtir algum efeito. Estamos vendo alguns sinais de negociações sérias e reais. Mas devo dizer: até agora parece que Vladimir Putin tem a intenção de destruir a Ucrânia”.

À CNN, o conselheiro de Segurança Bacional da Casa Branca, Jake Sullivan, ecoou a alarmante avaliação do governo sobre as intenções de Putin: “Como as coisas estão agora, Vladimir Putin não parece estar preparado para parar o ataque”.

Já Zelensky informou em um discurso em vídeo neste domingo (13) que quase 125 mil pessoas foram retiradas por corredores humanitários de zonas de conflito na Ucrânia.

“Hoje, a principal tarefa é Mariupol”, disse ele, acrescentando que um comboio de suprimentos humanitários estava agora a apenas 80 km da cidade portuária, que está sitiada pelas forças russas, com seus mais de 400 mil habitantes presos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link