Soldados Brasileiros são alvos de ataque na Ucrânia

Atualizado em 13 de março de 2022 às 17:04
Mercenário brasileiro diz que foi alvo de ataque na Ucrânia
Brasileiro que foi apoiar exército ucraniano na guerra contra a Rússia diz que foi alvo de bombardeio

Dois brasileiros que estão lutando na guerra da Ucrânia disseram terem sofrido ataque do exército russo. Thiago Rossi, que ficou famoso na última semana ao dizer que iria ao conflito, diz que o bombardeio feste domingo (13) no país do leste europeu foi na base em que estava. Outro brasileiro, Andre Kirvaitis, também confirmou o caso pelas redes sociais, afirmando ter havido mais de 200 mortes.

Nos stories do Instagram, o ex-militar do exército brasileiro afirmou  que a maior parte de sua unidade foi eliminada no último ataque aéreo russo. “A nossa base acabou, a base da legião acabou. Todo mundo que estava lá morreu. Todos os nossos amigos morreram”, declarou. Rossi conta que assim que o primeiro sinal de bombardeio soou, ele e os colegas saíram correndo enquanto uma onda de mísseis os atingiam. Ele está fugindo para a Polônia junto com sua equipe.

“Falei com o comandante da legião, eles não quiseram sair, quiseram ficar na base (…) Eu e minha equipe aqui, a gente está em quatro agora, saiu da base, andamos sei lá quantos mil quilômetros a pé, achamos uma carona, chegamos na fronteira com a Polônia. Na fronteira com a Polônia chega a notícia para nós de que o bombardeio russo voltou e simplesmente acabou com a base. Mataram todo mundo que estava lá”, disse o ex-militar.

Em seu perfil no Instagram, Andre Kirvaitis contou praticamente a mesma história. “A base onde estávamos foi atacada agora de novo por mísseis… mais de 200 mortos, 200 pessoas que vieram para ajudar o povo ucraniano. Não vamos perdoar e nem esquecer, nem os agressores, nem os países omissos que negam ajuda”, escreveu.

Os dois brasileiros citados fazem parte da Legião Internacional da Defesa Territorial da Ucrânia, criada pelo governo do país para abrir espaço a quem quiser lutar na guerra. Um site foi apresentado, mostrando sete passos para os candidatos que se interessarem, além de ter contatos de consulados e embaixadas do país no mundo todo.

Leia mais:

1- “Kremlin estimulou envio de grupos neonazistas à Ucrânia”, diz especialista em neonazismo ao DCM

2- DCM Ao Meio-Dia: Papa pede fim do ‘massacre’ na Ucrânia; Tabata e a guerra no PSB após ‘não’ à federação com PT

3- Jornalista dos EUA morre em ataque na Ucrânia, diz policia de Kiev

Rússia afirma que atacou centro de treinamento na Ucrânia

A Rússia afirmou, hoje (13), que atacou o centro de treinamento de Yavoriv, no oeste da Ucrânia. O ataque teria matado “180 mercenários estrangeiros” e destruído armas fornecidas por países estrangeiros, segundo o Kremlin. Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa, disse em um briefing que Moscou continuaria seus ataques contra o que chamou de “mercenários estrangeiros”.

A Ucrânia, porém, negou que a Rússia tenha matado 180 pessoas durante um ataque à base militar de Yavoriv. “Esta não é a verdade. Pura propaganda russa”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Markiyan Lubkivsky, à CNN. O governador regional ucraniano, Maksym Kozytskyy, afirmou que 35 pessoas morreram e 134 ficaram feridas no ataque.

Quem é o mercenário brasileiro na Ucrânia?

Tiago Rossi, 28 anos, morador de Maringá (PR), decidiu apoiar o exército ucraniano na guerra contra a Rússia. Ele embarcou na última terça-feira (08), um dia depois de seu aniversário. Empresário e instrutor de tiro, o jovem já foi militar e atua no conflito como atirador.

“Chegou a hora de me despedir de todo mundo, despedir da minha família, despedir dos meus amigos. Pude ficar com as pessoas mais próximas a mim essa noite. Foi muito bom poder passar esse resto de tempo aqui. Agora estou me preparando, já está tudo praticamente pronto para eu poder seguir a missão. Estou gravando esses stories aqui agora porque vão ser os últimos que eu gravar”, escreveu ele no Instagram, em sua despedida;

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link