Sala secreta da Abin é descoberta por Camilo Santana no MEC

Atualizado em 4 de março de 2024 às 14:23
Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Camilo Santana, ministro da Educação, encontrou uma sala secreta na sede de sua pasta em Brasília. Ele descobriu que o espaço, que fica ao lado de seu gabinete, era utilizado por servidores da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

A sala fica no oitavo andar do prédio do Ministério da Educação e foi descoberta por Camilo logo após assumir o cargo, em janeiro de 2023. Segundo aliados, ele foi informado posteriormente por funcionários do MEC que a sala abrigava os servidores da Abin na gestão Bolsonaro.

A Abin não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas fontes da agência afirmam nos bastidores que desconhecem o espaço no MEC. Um servidor ligado ao órgão alega que desde 2019 não há servidores cedidos para o ministério.

O ministro da Educação, Camilo Santana, foi um dos monitorados pela Abin, segundo a PF. Foto: Luis Fortes/MEC

A Polícia Federal apura um esquema de espionagem ilegal promovido pela agência com o programa israelense FirstMile. O software teria sido usado, segundo investigadores, para monitorar adversários políticos do ex-presidente durante a gestão Bolsonaro.

A corporação descobriu que, além do programa espião, a Abin também utilizou outros equipamentos, como microfones, câmeras escondidas, drones e malwares (softwares projetados para infiltrar dispositivos e roubar dados ou causar danos e falhas no sistema).

Uma das pessoas monitoradas pela Abin foi justamente Camilo Santana, então governador do Ceará em 2021. Na ocasião, segundo a PF, um drone foi flagrado sobrevoando sua residência.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link