Destaques

Samara Felippo diz que filha já havia sofrido de racismo no colégio: “É recorrente”

Samara Felippo em entrevista à Globo. Foto: reprodução

Na última semana, a atriz Samara Felippo denunciou publicamente que sua filha de 14 anos foi alvo de racismo no colégio onde estuda, a Escola Vera Cruz, na zona oeste de São Paulo. Segundo Samara, este não foi um incidente isolado; houve outros episódios de discriminação racial contra sua filha na instituição.

A primeira denúncia pública aconteceu após um caderno da adolescente, filha de um relacionamento com o ex-jogador de basquete Leandrinho Barbosa, ser rasgado, com páginas arrancadas e uma mensagem racista escrita.

Em depoimento à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), Samara relatou que este não foi o primeiro caso envolvendo discriminação racial contra sua filha. Um episódio anterior envolveu a acusação injusta de furto de um carregador de celular.

“É reincidente, recorrente. Desde o ano passado, de um episódio que um carregador some e a acusada é minha filha. Isso tudo são pequenas camadas do racismo que crianças pretas passam todos os dias veladamente”, disse Samara a atriz nesta terça-feira (30) em depoimento à Polícia, segundo o Estadão.

Entrada da Escola Vera Cruz em São Paulo. Foto: reprodução

A Escola Vera Cruz, por sua vez, afirmou que as alunas responsáveis pelo ato racista foram suspensas por tempo indeterminado e que estão avaliando a aplicação de outras sanções. O colégio também prometeu ações de reparação, mas ainda não detalhou quais serão.

A advogada de Samara, Thaís Cremasco, destacou a importância de medidas efetivas por parte da escola para impedir a presença de alunos racistas no ambiente escolar. Enquanto isso, a estudante vítima do racismo manifestou o desejo de permanecer na escola, especialmente pelo apoio recebido dos colegas.

Por outro lado, os pais das alunas responsáveis pelo ato de racismo anunciaram que vão tirar as meninas do Vera Cruz, visando à proteção de todas as envolvidas.

Em uma carta enviada às famílias da turma, eles reconheceram o erro de suas filhas e destacaram a necessidade de enfrentar o racismo estrutural presente na sociedade.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Augusto de Sousa

Recent Posts

Essencial do DCM TV: Cármen Lúcia e Moraes chamam Zambelli de burra; Pimenta sobre Aécio: “Não conheço”; Dirceu livre

https://www.youtube.com/watch?v=03GyH8X620k Kiko Nogueira e o Professor Viaro fazem o giro de notícias do dia. Moderação:…

3 minutos ago

Ministros do TCU recebem até R$ 246 mil de “férias indenizadas”. Por Jeferson Miola

O presidente do Tribunal de Contas da União/TCU, Bruno Dantas, cobra do governo federal a…

25 minutos ago

Toffoli anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta terça-feira (21) todos os…

1 hora ago

Ao Vivo: Acompanhe o julgamento que pode cassar o mandato de Moro no TSE

https://www.youtube.com/watch?v=P2s1p6eWGW0   Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando os pedidos feitos pelo PL e pela…

1 hora ago

Polícia investiga quem decidiu deixar animais que morreram em loja da Cobasi no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou um inquérito para investigar a unidade…

1 hora ago

Testemunhas de Jeová pedem fiéis que ajudem ao RS fazendo Pix à própria igreja

A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil solicitou às suas congregações que instruam os…

2 horas ago