São Gabriel da Cachoeira, que recebeu 7 garimpos a mando de Heleno, abriga 23 etnias indígenas

Atualizado em 6 de dezembro de 2021 às 10:35
Vejja a localidade
Vista para a Bela Adormecida desde a Praia Grande, que se forma no verão amazônico, em frente à cidade de São Gabriel da Cachoeira. (Foto: Clóvis Miranda/Amazonastur)

São Gabriel da Cachoeira está no extremo noroeste do estado do Amazonas, na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, região também conhecida como “Cabeça do Cachorro”, devido ao seu formato no mapa brasileiro. Ela é conhecida como a cidade mais distante de Manaus e está no noticiário.

LEIA MAIS:

1 – Papa Francisco afasta responsável pelo Mosteiro de São Bento após denúncias de pedofilia

2 – Estudo aponta que Bolsonaro é o presidente que menos aprova projetos no Congresso

3 – DCM Café da Manhã: No mundo bizarro da direita, Moro vende móveis, Bolsonaro, a Amazônia

O que ocorre com São Gabriel da Cachoeira?

Segundo o site Amazonas Atual, águas que passam à frente da cidade correm desde os riachos do Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2.995,30 metros.

Na Praia Grande, uma larga faixa de areia branca que se forma durante a seca, de setembro a janeiro, as águas geladas não afugentam os banhistas que tem o monte da “Bela Adormecida” ao fundo da paisagem.

Acessível somente de barco ou de avião, São Gabriel da Cachoeira fica a 850 quilômetros de Manaus, fazendo fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Suas serras e corredeiras do Rio Negro, além de cachoeiras e também por servir de acesso ao Parque Nacional do Pico da Neblina colocam a cidade no mapa do turismo de aventura.

A cidade destaca-se ainda por abrigar 23 etnias indígenas. 90% da população é composta por índios e descendentes. Algumas aldeias podem ser visitadas como a dos Tucanos, a dos Ianomâmis e a dos Baniwas.

A viagem é feita em voadeiras – barcos com motor de popa – e duram entre seis e 12 horas.

Outro atrativo dentro do parque é a Reserva Biológica Morro dos Seis Lagos, com espelhos d’água de diferentes cores – o fenômeno que se dá devido aos diversos tipos de minérios concentrados na região.

General Augusto Heleno, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência, autorizou o avanço de sete projetos de exploração de ouro nessa região. Essa informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.