“Não se paga conta com saudosismo”: por que a Band errou ao apostar em Faustão

Atualizado em 4 de janeiro de 2022 às 9:23
Veja o Faustão
Faustão na Band. Foto: Reprodução/YouTube

Fernando Hessel, jornalista e CEO do America24h, analisa que a Bandeirantes (Band) errou na contratação de Fausto Silva, o Faustão, que tinha o maior salário da TV e da Globo – calculado em cinco milhões de reais por mês incluindo merchãs.

A questão é saber se a emissora conseguirá manter um programa diário com a estética e o requinte que o apresentador tinha na TV Globo. Isso demanda além de dinheiro mão de obra com produção, numa conjuntura em que o púbiico da televisão está acostumado às novelas e opções como Ratinho, entre outros. Do Comunique-se.

LEIA MAIS:

1 – Médico de Bolsonaro descarta nova cirurgia

2 – Haitiano foi usado como laranja por governador afastado do Tocantins, diz PF

3 – Mourão reclama de Bolsonaro: “Não confia em mim”

O que diz o jornalista sobre o Faustão?

Faustão tem um desafio muito maior que ele mesmo na própria Band. Uma coisa é ele fazer um programa semanal (que já é super difícil); a outra é produzir diariamente. Quem aqui da área que concorda… levante a mão. Se os assuntos do ‘Domingão do Faustão’ já se repetiam (e se esgotavam) na Globo aos domingos, imaginem na Band todo o santo dia.

Não há fôlego de produção que preencha esses espaços diários com uma audiência qualitativa que se veja obrigada a sentar-se na frente de uma televisão para assistir à Band todas as noites.

Um caminho totalmente contrário à mobilidade internáutica e que não faz sentido nos tempos atuais. É difícil arrancar o público das novelas globais e do circo do Ratinho para ficar duas horas grudado na quarta audiência do país. Gilberto Barros, que passou pela Band no mesmo formato, que o diga.

(…)

Estou falando em conteúdo para dar sustentação ao Faustão, que pode se ver obrigado a colocar em risco a sua já cansada imagem por falta de criatividade diante das câmeras. Não se paga a conta com saudosismo dos ‘Perdidos da Noite’. A geração que consome é outra. Se o estupro era inevitável, seria preferível então ter quatro horas nas tardes de domingo e competir com a ausência do Silvio Santos. Outra: a Band já teve a oportunidade de ter diversos figurões globais — como Daniel Filho, Marlene Mattos e até mesmo a Leonor Corrêa (irmã do Faustão, trabalhamos juntos) — e que não aguentaram o rojão por falta de estrutura e visão competitiva da casa.

Veremos em quanto tempo todo esse investimento alcançará o break even — se ocorrer, evidentemente. Esse negócio de sociedade em horário numa grade de TV… é outra coisa que me lembra muito casamento que nasce na desconfiança no relacionamento. Tudo para dar errado.

(…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link