Se reeleito, Bolsonaro quer impeachment de Moraes no 1° semestre de 2023

Atualizado em 19 de outubro de 2022 às 12:33
Presidente Jair Bolsonaro (PL) e ministro do STF e TSE, Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende apresentar no ano que vem um novo pedido de impeachment contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, informou nesta quarta-feira (19) o jornalista Guilherme Amado, no Metrópoles.

Uma vez reeleito em 30 de outubro, Bolsonaro pretende colocar seu plano em prática nos seis primeiros meses do novo governo. Para isso, conta com a base aliada no Senado eleita em 2 de outubro e com o compromisso do futuro presidente da casa, que tem chances de ser um bolsonarista.

O argumento para o impedimento não se diferenciaria muito daquele apresentado em 2021, quando o chefe do Palácio do Planalto acusou o ministro de proceder “de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”. Na ocasião, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rejeitou o instrumento, alegando não encontrar nele fundamentos jurídicos.

Fontes próximas a Bolsonaro ouvidas pela coluna disseram que, no eventual novo pedido, a intenção é alegar parcialidade de Moraes na condução das eleições 2022 frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual é presidente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link