Secretário de Estado diz que americanos têm ‘conjunto de interesses’ com a Venezuela

Essa autoridade também informou que os Emirados Árabes Unidos vão ajudar a convencer membros da OPEP+ a produzirem mais petróleo

Atualizado em 10 de março de 2022 às 8:36
Antony Blinken
Secretário de Estado diz que americanos têm ‘conjunto de interesses’ com a Venezuela. Foto: Wikimedia Commons

O secretário de Estado, Antony Blinken, diz que Washington tem diversos interesses na Venezuela incluindo “suprimento constante de energia”. Ou seja, é oficial, eles estão realmente interessados no petróleo venezuelano com o aumento de tensões na Guerra da Ucrânia e com a Rússia.

Essa autoridade também informou que os Emirados Árabes Unidos vão ajudar a convencer membros da OPEP+ a produzirem mais petróleo. Nesta quarta (9), o secretário Blinken disse que os Estados Unidos têm vários interesses em relação à Venezuela, inclusive para garantir um fornecimento estável de petróleo globalmente.

“Temos um conjunto de interesses com a Venezuela. Um dos itens, claro, inclui apoiar as aspirações democráticas do povo venezuelano […] e garantir a libertação de norte-americanos que foram injustamente detidos lá. Também é verdade que temos interesse global em manter um suprimento constante de energia, inclusive por meio de nossos esforços diplomáticos”.

LEIA MAIS:

1 – Sanção: Biden proíbe empresas americanas de comprar petróleo da Rússia
2 – Cúpula das Américas: Biden e Bolsonaro ficarão face a face em junho
3 – Lavrov sobre possibilidade de guerra nuclear: melhor perguntar a Biden

E Maduro? Como ele está na Venezuela?

Ontem (8), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que se reuniu no último sábado (5) com uma delegação enviada pelo governo Biden a Caracas e que seu governo já tomou medidas para proteger economia por conta da crise da Ucrânia.

O secretário de Estado também confirmou que os Emirados Árabes Unidos (EAU) apoiarão os esforços de Washington para convencer os países da OPEP+ a aumentar a produção de petróleo após o governo Biden anunciar ontem (8) a interrupção total das importações de petróleo e gás da Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link