Segundo Datafolha, maioria da população diz ser contra casais gays em comerciais de TV

Atualizado em 26 de dezembro de 2021 às 16:39
Casal gay em propaganda
Pesquisa Datafolha mostra que maioria da população não aceita casais gays em comerciais

A maioria da população brasileira é contra a presença de casais gays em comerciais de televisão. O resultado é de pesquisa Datafolha que analisou a concordância ou não com sete afirmações a respeito de temas presentes no debate social.

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 16 de dezembro, com 3.666 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais em 191 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Pouco mais da metade, 51% da população, diz concordar totalmente ou em parte que “comerciais com casais homossexuais devem ser proibidos para proteger as crianças”. Afirmam discordar da frase totalmente ou em parte 45% dos entrevistados, e 2% declaram não saber.

A concordância é maior entre os homens (55%) e os menos escolarizados (57%) do que entre as mulheres (48%) e aqueles com ensino superior completo (39%).

A adesão desse discurso é expressiva também entre evangélicos, chegando a 67% dos entrevistados neste segmento, em contraste com 50% dos católicos e 40% dos espíritas.

A afirmação tem também a concordância de quase 3 em cada 4 (74%) eleitores do presidente Jair Bolsonaro, que tem forte apoio do segmento evangélico e com um histórico de frases homofóbicas.

Leia mais:

1- Motociatas de Bolsonaro custaram R$ 5 milhões aos cofres públicos

2- Bolsonaro atacou a imprensa ao menos 68 vezes esse ano

3- Primeira famosa a pegar Covid, Gabriela Pugliesi está infectada novamente

Casais homossexuais na televisão

A aparição de casais gays em comerciais já acontecia antes, mas foi alvo de uma onda de ataques homofóbicos em 2015 em uma propaganda de O Boticário para o Dia dos Namorados. Desde então, ocorreu outras vezes, mas a polêmica não cessou.

Mesmo com as críticas, para especialistas no mercado publicitário, campanhas com diversidade trazem ganhos às empresas, uma vez que aumentam a ligação com consumidores alinhados ao discurso de maior tolerância.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link