Segundo pacote de joias ficou exposto na cozinha do Alvorada, diz ex-ministro de Bolsonaro

Atualizado em 25 de abril de 2023 às 22:14
Ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten. Foto: Reprodução

O ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, disse nesta terça-feira (25) que o segundo pacote de joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita ficou exposto na cozinha do Palácio do Alvorada após ser recebido por assessores e entregue a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, no dia 29 de novembro de 2022. A declaração ocorreu durante entrevista à CNN Brasil.

“O presente foi recebido por assessores e depois foi entregue à dona Michelle, que o deixou por dois ou três dias na cozinha, nem identificando o que era. Dona Michelle, como o presidente, também não sabiam do que se tratava”, contou o ex-secretário.

Segundo Wajngarten, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a esposa só tomaram conhecimento “tanto do kit masculino, quanto do kit feminino, 13 meses depois”.

“Referido kit masculino foi feito por ofício toda a catalogação com o Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH) e foi para o acervo privado do presidente da República. Por fim do mandato, o referido presente kit masculino foi encaminhado do GADH à residência do presidente da República, que era o Palácio da Alvorada. Foi recebido, de fato, por um funcionado e ficou exposto, ficou na cozinha do palácio. Esta é a cronologia dos fatos”, disse.

Michelle, que sempre negou ter conhecimento das joias, admitiu nesta tarde que recebeu o segundo pacote. A mudança de versões ocorreu após o Estadão revelar que uma servidora do Palácio do Planalto afirmou, em depoimento à Polícia Federal (PF), que a ex-primeira-dama recebeu o conjunto contendo um relógio avaliado em R$ 800 mil.

“Essas joias que chegaram no Alvorada foram as joias masculinas. Estão associando ao primeiro caso, quando eu falei que não sabia [do conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões] e não sei mesmo. Tanto que as primeiras estão apreendidas na Receita e essas do Alvorada estão na Caixa Econômica Federal [as joias foram devolvidas por determinação do TCU]”, disse a esposa do ex-mandatário, após sair de reunião no gabinete da liderança do PL na Câmara.

“O que eu tenho a ver com isso? Foi tudo feito pelo trâmite administrativo. Trata-se de um lote da cor ‘ouro rosé’, um lote masculino. Um terço, um relógio, abotoaduras, uma caneta”, acrescentou.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link