Destaques

Sem França, Haddad cresce e pode vencer no primeiro turno em SP, diz Genial/Quaest

Fernando Haddad

Divulgada nesta quinta (07), a pesquisa Genial/Quaest mostra que Fernando Haddad (PT) cresceu seis pontos percentuais com a saída de Márcio França (PSB) e lidera a disputa ao governo de São Paulo com 35% das intenções de votos no cenário estimulado. O percentual representa 52,2% dos votos válidos e pode dar a vitória ao petista ainda no primeiro turno.

O ex-governador Márcio França (PSB) deve anunciar sua desistência da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes nos próximos dias. Na corrida pelo Senado, ele aparece isolado na liderança, com 27% das intenções de voto, 14 pontos à frente do segundo colocado.

Atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB) foi o segundo que mais se beneficiou com a saída de França, saltando de 8% para 12%. O levantamento apresentou dois cenários, um com a presença do ex-governador e outro sem. O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) oscila dois pontos para cima.

No cenário com França, o pré-candidato do PT mantém a ponta na pesquisa com 29% das intenções de voto, um a menos que o levantamento anterior, seguido por Tarcísio de Freitas, com 12% e Garcia, com 8%.

Sem o ex-governador, os 18 pontos de França são distribuídos. O petista sobe para 35% das intenções de voto. Apoiado por Jair Bolsonaro, Tarcísio aparece com 14% e o tucano ganha quatro pontos porcentuais e vai a 12%. O ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) também pontua, com 2% das intenções de voto, empatado com o pré-candidato do Novo, Vinícius Poit (Novo). Ao menos 24% dos eleitores dizem votar em branco ou nulo e 12% estão indecisos.

Em comparação ao levantamento anterior da Genial/Quaest sem considerar França, porém, Haddad teve um desempenho inferior. Em maio, o ex-prefeito acumulava 37% das intenções de voto na estimulada sem o ex-governador, dois pontos a mais que a amostra atual. Tarcísio e Garcia cresceram dois e quatro pontos respectivamente.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos para escolher, Tarcísio de Freitas aparece na liderança, com 7% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad, com 5% e França, com 2%. 81% dizem estar indecisos.

Confira os dados a seguir:

A pesquisa entrevistou 1640 pessoas entre os dias 1 a 4 de julho e está registrada no TSE sob os números SP-05318/2022 e BR-03964/2022. A margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais e o nível de confiabilidade é de 95%. A coleta de dados foi feita de modo presencial.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jeniffer Andrade

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jeniffer Andrade

Recent Posts

RS decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido aos "eventos climáticos de…

2 horas ago

Temer e Bolsonaro reduziram sindicatos 9,2% dos trabalhadores

Por Vinicius Konchinski A Reforma Trabalhista de 2017 combinada com os quatro anos de governo…

8 horas ago

Um acordo que seria devastador. Por Moisés Mendes

Não pode ser verdade que altas autoridades do Judiciário teriam fechado um acordo para salvar…

9 horas ago

Fé no Brasil: nova campanha do governo Lula destaca avanços na economia

No Dia do Trabalhador, o Brasil celebra uma série de conquistas impulsionadas pelas políticas públicas…

9 horas ago

“Não haverá desoneração para ricos”, diz Lula em ato de 1º de Maio

Em discurso durante ato do Dia dos Trabalhadores nesta quarta (1º), o presidente Lula criticou…

11 horas ago

Nunes ameaça acionar Justiça Eleitoral contra Lula por pedir votos Boulos

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ameaçou acionar a Justiça Eleitoral contra o…

12 horas ago