Destaques

Sem provas, Dallagnol diz que ministros do TSE “entregaram sua cabeça” por vaga no STF

Deltan Dallagnol – Foto: Reprodução

Sem provas, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou que os sete ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) combinaram nos bastidores a decisão de cassar seu mandato antes mesmo do julgamento pelo plenário da corte. Para ele, tudo não passou de um jogo de interesses que seguiu o ritmo da “música tocada” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As críticas mais duras feitas pelo ex-coordenador da Lava Jato foram direcionadas ao relator do processo, ministro Bento Gonçalves: “O ministro condutor do voto trouxe um voto que objetiva entregar a minha cabeça em troca da perspectiva de fortalecer a sua candidatura ao Supremo”, disse, em entrevista à Folha de S.Paulo.

De acordo com o parlamentar, a decisão tomada no último dia 16 aconteceu após outros seis integrantes da corte eleitoral serem influenciados pelo governo Lula: “A decisão ofende não apenas a lei, não apenas a Constituição, mas ofende o que tem de mais sagrado na democracia, que é o poder da população expressado pelo voto. Quando um tribunal faz isso fora da hipótese legal, ele está colocando em risco a nossa democracia”.

“O fato de ter existido uma unanimidade nessa decisão tomada em 66 segundos mostra que ela foi combinada. Ainda mais que, em visitas a ministros [do TSE], houve ministro que nos assegurou que a sua posição era de que eu estava elegível e de que não compactuaria com alguma decisão política que viesse em sentido contrário ao direito”, respondeu, ao ser perguntado sobre a unanimidade da decisão.

Ministro Benedito Gonçalves foi quem recebeu as críticas mais duras de Dallagnol – Foto: Reprodução

Sobre a afirmação de que os ministros teriam combinado de cassar seu mandato nos bastidores em vez de discutir o tema apenas em sessão pública, Dallagnol disse que tudo foi guiado por interesses, como já havia apontado o ministro Marco Aurélio Mello.

“O equívoco técnico da decisão, o fato de os votos e pareceres anteriores terem sido unânimes no sentido oposto, o mau sentimento nutrido por ministros de cortes superiores em relação a mim e à Lava Jato, o rápido tempo de julgamento sem debates, a intenção de vingança declarada pelo governo e investigados, são razões que conjuntamente me levam a acreditar que a interpretação do ministro Marco Aurélio está em geral, sim, correta”, afirmou.

Já respondendo quais seriam esses interesses, o político do Podemos disse que o ponto de partida são as duas vagas que estão abertas para serem preenchidas no STF [Supremo Tribunal Federal], que seriam cobiçadas por ministros que estavam no TSE, para ocupação ou indicação:

“O presidente da República tem um poder imenso na mão ao escolher os integrantes do STF. E esse poder de indicação faz com que muitos ministros, muitas autoridades, vão dançar a música que o presidente da República decidir tocar; e o presidente da República já tocou uma música muito clara em diversos momentos, que é a música da vingança contra a Lava Jato”.

Dallagnol acrescentou que foi isso que fez com que Benedito Gonçalves desse o voto que tinha o objetivo de “entregar sua cabeça em troca da perspectiva de fortalecer a sua candidatura para uma vaga no STF”: “Esse ministro deveria ter se declarado suspeito por ter sido alvo, segundo a imprensa noticiou, de uma delação no âmbito da Lava Jato e num contexto em que nós já vemos vários sinais de amizade e de proximidade entre esse ministro e o próprio presidente Lula”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Jessica Alexandrino

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jessica Alexandrino

Recent Posts

Toneladas de donativos de Portugal e dos Emirados Árabes chegam ao RS

Chegou neste sábado, 18, à base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, um…

4 minutos ago

Lewandowski expande o uso do Fundo Nacional para ações de calamidade pública

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou uma portaria determinando que o…

7 minutos ago

Ciro Gomes perde força como cabo eleitoral após romper com seu irmão Cid

Ciro Gomes (PDT), antes reconhecido como principal cabo eleitoral do Ceará, tenta recuperar a força…

49 minutos ago

Erro na ação que assassinou Marighella matou soldado de Hitler na II Guerra; entenda

O Ministério Público Federal (MPF) lançou luz sobre um caso ocorrido em 1969, revelando que…

54 minutos ago

“Gênio do mal”: quem arquitetou o esquema de corrupção que pode cassar Castro no RJ

O desembargador Peterson Barroso Simão, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), votou…

1 hora ago

Com pacto contra imigração, extrema-direita avança e pode liderar 9 países da Europa

A extrema direita global, em uma tentativa de ampliar sua influência no território europeu, se…

2 horas ago