Sem título de doutor, Decotelli não poderia ter feito pós-doutorado na Alemanha, diz professora

Atualizado em 26 de junho de 2020 às 21:52
Ministro da Educação, Carlos Decotelli

O DCM recebeu o seguinte artigo da professora Lúcia Leitão, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco.

Aos editores do DCM. Boa noite.

Em relação à matéria do DCM sobre a possibilidade de alguém ter o título de pós-doutorado sem o título de doutor gostaria de ajudá-los a esclarecer o assunto por meio das informações abaixo:

A) Pós doutorado não é título. Não existe essa titulação;

B) Pós-doutorado  é antes  uma condição. Na comunidade acadêmica,
professores com o título de Doutor podem se afastar da sua instituição de origem para desenvolver uma pesquisa, ou um projeto acadêmico, por um tempo determinado (geralmente um mínimo de três meses e um máximo de 2 anos) para aperfeiçoamento em sua área de trabalho. Muito frequentemente em Universidades estrangeiras.  Na volta, ou no currículo, sempre com certificado do supervisor, registra-se a realização de pós-doutoramento em determinada instituição e apresentam-os resultados do trabalho feito;

C) Ao longo da carreira acadêmica, profissionais podem realizar um ou mais estágio de pós- doutorado;

D) Quem quer fazer um pós-doutoramento elabora uma proposta acadêmica de trabalho, submete à aprovação de um supervisor em uma Universidade reconhecida e, uma vez aprovada essa proposta, realiza-se o trabalho proposto;

E) Até 2018, a Capes e o CNPq ofereciam bolsas de pós-doutoramento via editais. Nessas instituições de fomento, a bolsa é concedida mediante aprovação por consultores ad hoc, geralmente professores de outras instituições, sempre de forma anônima. Uma vez aprovada a proposta, avalia-se também o CV do proponente. Profissionais com baixa produção acadêmica (baixo número de artigos publicados, de orientação de alunos de mestrado e doutorado, etc.) dificilmente conseguem essas bolsas.

F)  Algumas instituições de fomento também oferecem bolsas de pós-doutorado, por meio de editais específicos, a jovens recém doutores. Nesses casos, o objetivo é oferecer condições para a fixação  desses jovens no país.

G) Não, não é possível, por óbvio, realizar um estágio de pós-doutorado sem que se tenha o título de doutor.

Prof. Dr. Lúcia Leitão – Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano.
Departamento de Arquiteura, Universidade Federal de Pernambuco.