Senado aprova indicação de Zanin ao STF por 58 votos a 18

Atualizado em 21 de junho de 2023 às 19:02
Cristiano Zanin foi aprovado pelo Senado Federal e será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

A indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada nesta quarta (21) pelo plenário do Senado Federal por 58 votos a 18. Ele foi escolhido pelo presidente Lula para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou da Corte em abril deste ano.

Mais cedo, o advogado foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e teve o nome aprovado por 21 votos a cinco. Com a votação do colegiado, seu nome seguiu para a votação do plenário do Senado.

Indicação de Cristiano Zanin ao STF foi aprovada por 58 votos a 18. Foto: Reprodução

Durante a sabatina, ele teve que responder perguntas feitas pelo senador Sergio Moro (União-PR), que atuou como juiz dos processos da Lava Jato enquanto o advogado atuava na defesa do petista. Zanin esclareceu sua relação com Lula e deu uma aula de direito ao ex-juiz. A sessão durou quase oito horas.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Zanin tem especialização em direito processual e empresarial. Ele atuou no escritório Teixeira e Martins por mais de 20 anos e atualmente tem seu próprio escritório em parceria com sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins.

O advogado ganhou projeção nacional por atuar na defesa de Lula nos processos da Lava Jato. Zanin tem 47 anos e a regra atual do Supremo estipula a aposentadoria compulsória aos 75 anos, ou seja, ele pode ficar na Corte por até 28 anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link