Senado torna Paulo Freire um dos heróis da pátria; entenda

Atualizado em 25 de novembro de 2021 às 16:16
Veja o Paulo Freire
Paulo Freire. Foto: Reprodução/YouTube/Meteoro Brasil

Comissão de Educação do Senado Federal aprovou nesta quinta (25) o projeto de lei que inclui Paulo Freire no livro de heróis da pátria. Isso acontece em plena Era Bolsonaro.

LEIA MAIS:

1 – Mandetta nega desistência de candidatura e diz que dirigente se precipitou

2 – Cauã Reymond diz que já sofreu assédio sexual e fala de episódio recente; saiba qual

3 – VÍDEO – “Esse pode morrer”, diz bolsonarista Adrilles sobre Felipe Neto na Jovem Pan

Paulo Freire herói no governo Bolsonaro

Segundo o Metrópoles, a proposta, apresentada em 2017 pela ex-senadora Fátima Bezerra (PT-RN), será enviada para análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, colocar o nome de Paulo Freire no livro de heróis confirma o compromisso do Congresso Nacional com um novo horizonte para o país.

”Educador acreditava que a utilização de saberes e valores locais seria capaz de despertar o interesse do cidadão pela educação, construindo de fato a cidadania”, justifica a proposta.

Senador Paulo Rocha (PT-PA), relator do projeto de lei, votou pela aprovação do texto. Além disso, o político declarou que a proposta é uma homenagem ao trabalho de “redução das desigualdades sociais por meio da alfabetização de adultos” feito por Paulo Freire.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria está no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Os homenageados devem oferecer suas vidas à construção e defesa do país. Dessa forma, o tributo só pode ser concedido após 10 anos da morte do laureado. Outros 45 nomes, como Tiradentes e Zumbi dos Palmares, também estão no livro.

No mês de setembro, a Justiça Federal do Rio de Janeiro decidiu que a União “abstenha-se de praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do professor Paulo Freire ”. O filósofo da educação é alvo constante do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e de seus seguidores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link