Senado quer vingar Alexandre de Moraes em Aras e Mendonça

Atualizado em 20 de agosto de 2021 às 20:05
Alexandre de Moraes durante sessão no STF
Alexandre de Moraes. Foto: STF

O Senado promete reagir fortemente contra o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. Parte dos senadores, inclusive do Centrão, enxergou o pedido como uma afronta de Bolsonaro e já articula reação. Nos grupos de WhatsApp dos parlamentares o assunto é descontar isso em Aras e André Mendonça.

Segundo apurou o DCM, alguns senadores já se articulam para isso. O grupo, que não é pequeno, enxerga que é preciso uma resposta rápida e a altura ao que eles vem chamando de ‘afronta à democracia’. A intenção é já mostrar que o Senado não irá se curvar aos delírios de Bolsonaro já na sabatina com Aras.

Senadores do Centrão avaliam que o timing do presidente foi péssimo para o pedido de impeachment. Eles entendem que, uma semana antes da sabatina de Augusto Aras, é uma pressão desnecessária. E eles estão certos, já que há um grupo pronto para o ataque. Principalmente porque defendem Moraes.

Leia mais: 

1 – Camilo Santana recebe Lula no Ceará: “Bem-vindo”

2 – Mário Frias é detonado na web por defender golpista Sérgio Reis

3 – Bolsonaro e seus ministros erguem o túmulo da Educação. Por Gilvandro Filho

Alexandre de Moraes e Aras

A expectativa da maior parte no Senado é que Augusto Aras terá vida dura na sabatina. Isso porque oposição e centro democrático vão para cima do PGR para mostrar a Bolsonaro a força dos senadores. Se antes, a certeza de sua recondução tranquila estava nos bastidores, agora a coisa mudou de figura. Alexandre de Moraes é uma figura influente na Casa e pode complicar demais a vida do presidente.

A reportagem conversou com fontes ligadas a senadores e ambas concordam que é difícil Aras não ser reconduzido. Mas se agora o clima mudou e, com uma semana pela frente, o jogo pode virar completamente. “Não dá para cravar mais”, disse uma.

Moraes e Mendonça

No caso de André Mendonça, a situação é muito pior. O candidato para o STF já não tinha a simpatia dos senadores e agora a coisa piorou. Parte do Senado entende que, aprová-lo significará se render aos delírios de Bolsonaro contra o Supremo.

No próprio Supremo, a expectativa é de que Mendonça não seja aprovada como uma resposta ao golpismo. Ele já não tinha vida fácil, mas vinha virando o jogo com diálogo e com os panos quentes que parecia caminhar. Agora, tudo voltou ao início e a tendência é que ele seja barrado.