Servidores denunciam ex-chefe da Receita por pressão para liberar joias dos Bolsonaro

Atualizado em 9 de março de 2023 às 6:42
O ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes e o ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Edu Andrade/Receita Federal

A pressão que o ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes aplicou contra os servidores do órgão para conseguir liberar o conjunto de joias sauditas entregue ao governo Bolsonaro resultou em denúncias levadas à Corregedoria do Ministério da Fazenda.

De acordo com informações do Estadão, a denúncia assinada pelo comando da superintendência e pelos delegados da alfândega de Guarulhos tem como prova dos atos de pressão diversos tipos de documentos, além de mensagens de texto, áudios e e-mails, entre outros itens.

O ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes – Foto: Reprodução

Os funcionários da Receita também avaliaram a possibilidade de entrar com representações individuais contra o ex-chefe, uma vez que, segundo eles, Julio Cesar praticava esses atos desde o dia em que passou a comandar a Receita, em dezembro de 2022.

Vale destacar que a corregedoria da Receita era ocupada por João José Tafner, indicação da família Bolsonaro, até esta terça-feira (7). No entanto, servidores da corregedoria ameaçavam solicitar demissão coletiva, caso o bolsonarista não pedisse para sair.

Ainda segundo o Estadão, esses servidores ressaltaram que não havia confiança no corpo técnico da Receita sobre a lisura do processo contra Gomes a ser conduzido pela Corregedoria do órgão. Diante disso, eles decidiram realizar a representação na Corregedoria do Ministério da Fazenda.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link