SP tem recorde de estupros e feminicídios sob governo de Tarcísio; 64% é no interior

Atualizado em 26 de janeiro de 2024 às 17:15
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Foto: reprodução

O estado de São Paulo enfrentou um aumento alarmante nos casos de feminicídios e estupros ao longo de 2023, marcando o pior resultado já registrado na série histórica. Com 221 ocorrências notificadas durante o primeiro ano de governo Tarcísio (Republicanos), o número equivale a um caso a cada 40 horas, e marca um recorde negativo de 14.406 estupros, segundo estatísticas oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Segundo o Metrópoles, esse número representa o pior resultado desde o início da contagem histórica, em 2018, ultrapassando o recorde anterior de 187 casos em 2022. Mulheres, como a médica Thallita da Cruz Fernandes, de 28 anos, vêm sendo vítimas de violência extrema, com casos que chocaram a sociedade, sendo o namorado apontado como o autor do crime.

Com marcas de facadas, o corpo da médica Thallita foi encontrado dentro de uma mala em São José do Rio Preto. O namorado, Davi Izaque Martins Silva, 26, tornou-se réu por feminicídio e permanece preso desde sua captura em agosto de 2023.

Davi Izaque Martins Silva e Thallita da Cruz Fernandes. (Foto: Reprodução)

As estatísticas de estupros em 2023 atingiram o patamar mais alto desde 2001, com 14.406 casos registrados. Esse número representa um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior, revelando uma preocupante tendência de crescimento desse tipo de violência. A situação piora considerando que o ano de 2022 já havia registrado um recorde nesse quesito.

Além dos números alarmantes, casos de grande repercussão como o do cantor sertanejo João Vitor Malachias, suspeito de matar a ex-namorada Bruna Viviane Angleri, dentista de 40 anos, em Araras, chocaram a população. A vítima foi encontrada carbonizada, e exames revelaram sinais de disparo de arma de fogo em seu rosto. João Vitor, preso temporariamente, alega inocência.

O interior paulista é a região mais impactada, concentrando 64% dos casos de feminicídio. Somente em dezembro de 2023, 15 das 26 ocorrências notificadas ocorreram nessa região. Em resposta à escalada da violência, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou um edital para compra de novas tornozeleiras eletrônicas, visando monitorar acusados de violência doméstica em todo o estado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link