STF estipula data para cassar e condenar bolsonarista Daniel Silveira

Atualizado em 10 de março de 2022 às 18:19
STF estipula data para cassar e condenar bolsonarista Daniel Silveira
Deputado federal Daniel Silveira / Reprodução

Os ministros do Supremo Tribunal Federal querem condenar o deputado federal Daniel Silveira (União Brasil – RJ) ainda neste semestre pelos crimes de coação, ameaça contra os ministros e incitação de animosidade entre as Forças Armadas e o STF.

Segundo o Metrópoles, além da condenação, deve ser emitida uma ordem para a cassação do mandato do deputado pela Câmara, gerando a inelegibilidade de Silveira. Desta forma, ele estaria impedido de disputar as eleições de outubro de 2022.

A Corte espera pelo menos nove votos a favor da condenação de Silveira. No entanto, como decidirão os ministros indicados por Jair Bolsonaro (PL), Kassio Nunes Marques e André Mendonça, ainda são dúvidas. Os magistrados que têm conversado sobre o processo temem que Nunes ou Mendonça peçam vista do processo e suspendam o julgamento, garantindo que Silveira consiga participar das Eleições 2022.

Leia mais:

1- Daniel Silveira quer disputar Senado por plano contra STF

2- Bolsonaristas querem Daniel Silveira como candidato de Bolsonaro para o Senado

3- “STF virou casa da mãe Joana”, diz Dallagnol, descompensado

Daniel Silveira quer se candidatar ao Senado

O deputado tem a pretensão de se candidatar ao Senado pelo Rio de Janeiro. Seu objetivo, segundo o jornalista Guilherme Amado, é de liderar na Casa um movimento para a abertura de processos de impeachment e posterior cassação de ministros do STF.

Silveira ainda pretende aumentar os decibéis contra os ministros na campanha, pois considera improvável a chance de ser preso ou sofrer o que considera retaliações nesse período.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link