STJ expressa preocupação com pedido de impeachment feito por Bolsonaro contra Moraes

Atualizado em 21 de agosto de 2021 às 18:52
STJ expressa preocupação com pedido de impeachment feito por Bolsonaro contra Moraes – Foto: Reprodução

O STJ expressou neste sábado (21) “preocupação” com o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, ministro do STF, apresentado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro.

“O Brasil constitui-se em um Estado de Direito, cujas decisões judiciais podem ser questionadas por meio de recursos próprios, observado o devido processo legal”, diz nota.

“A convivência entre os Poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna”, continua o texto.

Esta é a primeira vez que um presidente da República pede o impeachment de um ministro da Corte.

O próprio STF também repudiou a ação contra Moraes momentos depois da entrega do pedido na última sexta.

Leia também

1; “Bolsonaro vai preso se tentar golpe”, diz Alessandro Vieira

2; Bolsonaro posta notícia de golpista boliviana amiga denunciada por genocídio

3; Para juristas, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade com pedido de impeachment de Moraes

Nota do STF na íntegra

​O Superior Tribunal de Justiça vem a público expressar sua preocupação com o pedido de impeachment apresentado contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no pleno exercício de suas atribuições constitucionais.

Nos termos do art. 2o da nossa Constituição Federal, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si.

O Poder Judiciário tem como função preponderante a jurisdicional, diretamente vinculada ao fortalecimento da democracia e do Estado de Direito. A convivência entre os Poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna.

O Brasil constitui-se em um Estado de Direito, cujas decisões judiciais podem ser questionadas por meio de recursos próprios, observado o devido processo legal.

O Tribunal da Cidadania reafirma a importância do Poder Judiciário para a segurança jurídica e desenvolvimento do País, garantindo a democracia e a cidadania.

Ajufe e AMB

As associações de juízes, Ajufe e AMB, emitiram nota conjunta de repúdio ao pedido de impeachment feito pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Leia, abaixo, a íntegra do posicionamento das instituições:

Nota de repúdio ao pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes

A AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros e AJUFE – Associação dos Juízes Federais manifestam repúdio ao pedido de abertura de processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Tal ato representa um ataque frontal à independência e à harmonia entre os Poderes, conforme estabelecido no artigo 2º da Constituição Federal.

As decisões tomadas pelo magistrado Alexandre de Moraes são oriundas de sua independência funcional – valor constitucional instituído como proteção da sociedade.

Decisões judiciais devem ser contestadas no âmbito do Poder Judiciário e jamais por meio de instrumentos políticos.

Temos a certeza de que as instituições – em especial, o Senado Federal – saberão reagir a toda e qualquer tentativa de rompimento do Estado de Direito e da ordem democrática.

Brasília/DF, 21 de agosto de 2021.

Renata Gil
Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

Eduardo André Brandão
Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)