Ex-delegado da PF sobre Bolsonaro: “Mentor das rachadinhas”

Atualizado em 10 de dezembro de 2021 às 18:13
Delegado Jorge Pontes
Delegado critica governo Bolsonaro e diz que o presidente pode ser mentor das rachadinhas

Jorge Barbosa Pontes, delegado aposentado da Polícia Federal, que já coordenou a Interpol no Brasil, é crítico do governo Bolsonaro, ele diz que há interferência do presidente da República na Polícia Federal. Nesta semana, o delegado afirmou suas críticas a Jair Bolsonaro ao associar o presidente as práticas da “rachadinha”, que atinge em especial o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Para Pontes, Bolsonaro talvez seja o mentor da prática em seus gabinetes nesses quase 30 anos de vida pública e teria influenciado seus filhos a aderirem. A declaração do ex-delegado foi feita em um seminário sobre corrupção, promovido pela Frente Ética Contra a Corrupção, na Câmara dos Deputados.

“Não tenho a menor dúvida de que o presidente sempre quis interferir na Polícia Federal, lá com os motivos dele. Com os familiares, com as rachadinhas, que talvez ele mesmo tenha participado. Talvez tenha sido o mentor dessas rachadinhas, nos gabinetes. Talvez ele tenha mesmo levado os próprios filhos a atuar dessa forma. Talvez tenha corrompido os próprios filhos nessas práticas. Então não era (a interferência na PF) para proteger só os filhos, mas para proteger a si próprio. E começou a interferir e tudo o mais”, disse Jorge Pontes no evento.

Leia também:

1- URGENTE: Réus do caso Boate Kiss são condenados

2- Prisão de André Gonçalves não encerra dívida por pensão alimentícia; Entenda

3- Ministério da Saúde ignorou dois avisos sobre ataques hackers

Servidores afastados

O ex-delegado também criticou o afastamento de pelo menos 20 delegados recentemente, que a atuação contrariava o Palácio do Planalto, pois se tratava de servidores que investigavam “pessoas poderosas”. Pontes lembrou o caso de Alexandre Saraiva, que foi afastado quando investigava o ex-ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente.

Jorge Pontes é é a favor da Operação Lava Jato, já escreveu um livro sobre a questão da corrupção no Brasil e faz elogios à atuação de Sergio Moro, que é pré-candidato a presidente da República pelo Podemos.