Temendo a prisão, Bolsonaro adaptará rotina para frequentar a sede do PL

Atualizado em 18 de fevereiro de 2024 às 8:58
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Getty Images via AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro irá adaptar sua rotina para continuar frequentando a sede do PL, em Brasília, após ser impedido de se comunicar com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. Com informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

A medida visa evitar que o ex-chefe do Executivo seja preso por descumprir a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a comunicação entre os investigados da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no último dia 8.

A corporação investiga uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito para manter Bolsonaro no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Ambos permanecerão com o expediente no nono andar do edifício Brasil 21, a quatro quilômetros da Praça dos Três Poderes, sem que tenham contato.

Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e Jair Bolsonaro. Foto: Sérgio Lima/Poder

O PL possui duas salas no prédio, uma ao lado da outra. Para evitar qualquer conflito, Bolsonaro e Valdemar precisam combinar os horários de entrada e saída do edifício, que é repleto de câmeras de segurança.

Antes do início dessa logística, advogados de Bolsonaro e o dirigente pretendem garantir que não haja brechas para interpretações de descumprimento da ordem judicial ou tentativa de obstruir as investigações, o que poderia resultar em detenção para ambos.

As defesas pleiteiam que a proibição de contato entre os dois políticos seja revista por Moraes. Argumentando que, em ano de eleições municipais, essa restrição afetaria significativamente o desempenho do PL.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link