“Temos que cercar o TSE contra muita gente que vai querer nos perturbar”, diz Gilberto Carvalho

Atualizado em 29 de novembro de 2022 às 14:57
O presidente eleito Lula (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB)
Foto: Reprodução

O partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições, está tomando todos os cuidados contra os bolsonaristas nos atos que terão a presença de Lula e do vice-presidente eleito e chefe da transição de governo, Geraldo Alckmin (PSB).

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal se reuniu nesta quinta-feira (24) com a equipe do petista para debater sobre o policiamento na posse, no dia 1º de janeiro de 2023.

As discussões percorreram em torno da estimativa de que aproximadamente 150 mil pessoas deverão ir à Esplanada dos Ministérios, no Eixo Monumental, avenida central no desenho da cidade de Brasília, para ver o novo presidente desfilar em carro aberto.

Além da posse, que estará sob os cuidados da secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Polícia Federal (PF), os petistas estão preocupados com o que poderá acontecer durante a diplomação da chapa vencedora das eleições, que deverá ocorrer no dia 19 de dezembro.

O ex-ministro da Secretaria-Geral Gilberto Carvalho (PT), responsável pela organização da posse e também dos cuidados que envolvem Lula e Alckmin, está convocando a militância do partido para comparecer aos arredores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o local onde os dois serão diplomados.

“Temos que cercar o TSE contra muita gente que vai querer nos perturbar. A partir de agora, é outro padrão de comportamento, que temos de enfrentar”, informou Carvalho, falando sobre o eventual tumulto que poderá ser provocado por bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições.

Segundo o colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, petistas e integrantes de movimentos sociais estão se preparando para fazer um “cinturão” no TSE e evitar qualquer eventual “algazarra” que possam ser provocadas por bolsonaristas golpistas que estão acampados em Brasilia (DF).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link