Termo “tchutchuca” chega ao New York Times por causa de Bolsonaro

Atualizado em 26 de agosto de 2022 às 11:12
Bolsonaro agride o youtuber Wilker Leão. Foto: Reprodução

Uma conta no Twitter que monitora as palavras que são usadas pela primeira vez no jornal americano The New York Times identificou que o termo ‘tchutchuca’ fez sua estreia na publicação. A gíria viralizou nas redes e chamou atenção da mídia, mas diversas reportagens internacionais tiveram dificuldades com a tradução.

Apesar de “tchutchuca” ter sido anunciado como um novo vocábulo do jornal apenas hoje, a matéria publicada é de sábado passado, dois dias depois do incidente entre o presidente e o youtuber Wilker Leão.

Na ocasião, o youtuber filmou o momento em que o presidente o aborda e tenta tirar seu celular após ter sido xingado de “tchutchuca do centrão”, entre outras ofensas. Com a repercussão do vídeo, Wilker viu multiplicar seu número de seguidores e juntou-se ao grupo MBL.

O post da conta ‘New New York’ já teve mais de 18 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos. Entre os comentários, brasileiros ironizaram a menção e trouxeram o ataque a Bolsonaro novamente para o debate das redes.

A reportagem do NYT precisou contatar uma tradutora para ajudar na missão de transmitir ao leitor internacional o real significado do que Bolsonaro foi chamado. O termo “centrão” também foi contextualizado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link