São Paulo: Ipespe registra “teto eleitoral” de Lula e recuperação de Bolsonaro. Por Gabriel Barbosa

Atualizado em 11 de abril de 2022 às 14:17

O cafezinho

Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro

A Ipespe também divulgou a pesquisa presidencial feita somente entre os eleitores do estado de São Paulo e mostra que o ex-presidente Lula (PT) alcançou seu teto eleitoral entre o eleitorado paulista.

O levantamento espontâneo, considerado o mais importante por mostrar a convicção do eleitor, revela que tanto Lula quanto Jair Bolsonaro (PL) se firmaram na disputa com 29% e 28% das intenções de voto, respectivamente.

Leia mais:

1. Eleições 2022: Haddad segue liderando todos os cenários em SP, diz pesquisa

2. Governo Bolsonaro compra 35 mil comprimidos de Viagra e vira alvo de investigação

3. Corrupção: empreiteira usa empresa de fachada e domina licitações sob Bolsonaro

Segundo o Ipespe, enquanto Lula oscilou dentro da margem de erro, Bolsonaro registrou uma recuperação, fora da margem de erro, de quatro pontos, saindo de 24% em fevereiro para 28% neste mês. O pedetista Ciro Gomes estagnou em 6% e João Doria foi de 4% para 5%.

Na estimulada, o ex-presidente fica com 34% das menções e o inquilino do Planalto chega a 30% das intenções. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fica com seus 8% e João Doria com apenas 6%. Vale ressaltar que na estimulada, Lula também estagnou e Bolsonaro subiu 4 pontos, entre fevereiro e abril.

Mas apesar disso, Lula vence seus dois principais adversários paulistas com folga. Na disputa contra Bolsonaro, o petista sairia vitorioso com 47% ante 34%. Já contra Doria, o triunfo de Lula seria de 24 pontos, ou seja, 48% a 24%.

A Ipespe entrevistou 1.000 eleitores por telefone entre os dias 6 e 9 de abril. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento custou R$42 mil e foi registrada no TSE sob os números BR-00800/2022 e SP-06962/2022.

Publicado originalmente por Gabriel Barbosa em O Cafezinho

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link