Tornado atinge os Estados Unidos e mata cerca de 50 pessoas

Atualizado em 11 de dezembro de 2021 às 13:31
Resgate de pessoas após tornado nos EUA
Tornado mais forte que o normal deixa rastro de destruição nos EUA

Desde a noite de ontem (10), fortes tornados atingiram o sudeste dos Estados Unidos deixando um rastro de destruição, mortos e feridos em pelo menos cinco estados do país, segundo informações de veículos americanos.

O governador de Kentucky, Andy Beshear, afirmou que é provável que ao menos 50 pessoas tenham morrido.

“Esse vai ser um dos piores danos provocados por tornados que nós vimos em muito tempo”, afirmou ele em uma entrevista à televisão local WLKY na manhã de hoje (11). O governador declarou estado de emergência e ativou a guarda nacional do estado para auxiliar no socorro das áreas afetadas.

Na cidade de Mayfield, uma fábrica de velas estava em operação quando foi atingida pelo tornado. Segundo a WLKY, mais de 100 pessoas que estavam no edifício estão sendo resgatadas.

“Mayfield será o marco zero”, disse o diretor de gestão de emergências de Kentucky, Michael Dossett, à rede CNN. “A cidade levou o pior golpe. Há uma devastação em massa”, completou ele, segundo a agência AFP.

O clima extremo no Tennessee matou ao menos três pessoas até a manhã deste sábado, segundo um representante da agência de emergência estatal.

Em Arkansas, o tornado destruiu o telhado de uma casa de repouso, deixando ao menos uma morte e ferindo outras cinco, afirmou o juiz do condado.

Em Illinois, o tornado derrubou parte de um armazém de distribuição da Amazon. Hoje, a polícia do condado confirmou que a instalação desabou parcialmente. As informações são do jornal “Washington Post”.

Neste sábado pela manhã, equipes de emergência trabalharam no resgate dos funcionários que estavam no depósito, que boa parte foi reduzida a escombros, segundo a AFP. Os trabalhadores estavam em turno noturno processando milhares de pedidos antes das festas de fim de ano.

A agência de gestão de emergências local descreveu o ocorrido como um “incidente com muitas vítimas” e com “várias pessoas presas no depósito da Amazon”.

Segundo a Deutsche Welle, no estado de Missouri, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em desabamentos de edifícios.

Leia também:

1- VÍDEO: Bolsonaro é alvo de manifestantes em formatura militar: “Merda falando”

2- Campanha expõe burrice demagógica de ex-juiz

3- Partidos querem Gil do Vigor candidato para puxar voto em 2022

Tornado mais forte

O chamado “tornado quádruplo” foi mais forte e longo do que o normal para esta época do ano, conforme especialistas consultados pelo “Washington Post”.

Autoridades dos estados de Illinois, Missouri, Kentucky e Tennessee reportaram vários danos, como a derrubada de estruturas. Várias pessoas também ficaram presas nos locais afetados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link