Touro de ouro na B3 não teve autorização para ser usado, diz família do criador

Atualizado em 17 de novembro de 2021 às 21:25
touro B3
O falso touro da B3 pode trazer problemas judiciais para o arquiteto Rafael

A família de Arturo Di Modica (1941-2021), responsável por produzir construir o Touro de Wall Street, revelou que não foi consultada sobre versão da estátua na B3. “Você foi a primeira pessoa a nos avisar sobre a existência desse touro em São Paulo”, disse Jacob Harmer, agente do artista até fevereiro deste ano. A declaração foi dada para a BBC Brasil.

A viúva de Modica também foi procurada e confessou que não fizeram uma consulta sobre o tema. Juristas apontaram que isso poderia causar problemas judiciais para Rafael Brancatelli. Foi o arquiteto que construiu a versão brasileira do “touro”.

Porém, Rafael não demonstra preocupação. “O artista Rafael Brancatelli nos disse que não existe essa necessidade de consulta (aos herdeiros de Di Modica). Porque a obra dele não faz alusão ao touro de Wall Street em relação ao nome, desenho, cores e material”, falou a assessoria do artista.

Ele ainda pontuou: “Um presente para a cidade de São Paulo, visando à revitalização do centro histórico da cidade”. A obra foi doada pelo empresário bolsonarista Pablo Spyer.

Leia também:

1 – Ator da Globo detona Bolsonaro: “Não votaria num cara que endeusa torturador”

2 – ‘Se matar todos os judeus, o Brasil enriquece’, diz comentarista da Jovem Pan

3 – Impostos perdidos com offshores, como a de Guedes, pagariam Auxílio Brasil

Quem é o empresário bolsonarista Pablo Spyer, que doou a falsificação do Touro de Wall Street

Spyer é economista, sócio da XP e apresentador da Jovem Pan. Em julho deste ano, o empresário esteve em reunião de Eduardo Bolsonaro. O filho do presidente busca financiadores para instituto em defesa de ideias conservadoras e liberais.

Na ocasião, o deputado falou para uma plateia de cerca de 40 pessoas. Entre eles estavam empresários, representantes do mercado financeiro, ativistas e influenciadores digitais. Além de Spyer, participaram Hélio Beltrão (presidente do Instituto Mises Brasil), Andre Kissajikian (incorporadora AK Realty) e Otávio Fakhoury, empresário bolsonarista investigado pela CPI e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na Jovem Pan, o bolsonarista apresenta o programa “Minuto Touro de Ouro”. A atração trata do mercado financeiro brasileiro e mundial. Também possui um canal no YouTube sobre investimentos e o mercado financeiro. É autor de um curso com o mesmo nome da escultura que hoje ocupa a frente da B3.

Spyer é economista graduado pela Flórida University (FIU – MIAMI), e pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP-SP.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.