Traficantes que mataram médicos no Rio foram vingar morte de parceiro, aponta investigação

Atualizado em 6 de outubro de 2023 às 6:50
Traficante Luís Paulo Aragão Furtado, o Vin Diesel, morto pelo miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa — Foto: Reprodução

A polícia suspeita que a ação criminosa na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, que deixou quatro médicos baleados, esteja relacionado a um ato de vingança pelo assassinato do traficante Paulo Aragão Furtado, conhecido como Vin Diesel, ocorrido em 16 de setembro por milicianos. No entanto, os criminosos atacaram os médicos por engano. As informações foram divulgadas pelo G1.

Segundo informações policiais, a morte de Vin Diesel envolveu Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, filho de Dalmir Pereira Barbosa, um dos principais líderes de uma milícia na Zona Oeste. Vin Diesel foi morto na comunidade da Gardênia Azul, onde era aliado do grupo de Philip Motta Pereira, conhecido como Lesk.

As investigações indicam que Lesk obteve informações de que Taillon estaria no quiosque onde ocorreu o ataque aos médicos. Há a hipótese de que os traficantes confundiram Taillon com uma das vítimas, o médico Perseu Ribeiro Almeida, que tristemente perdeu a vida no incidente.

Filho de miliciano, conhecido como Taillon (à esquerda), seria o alvo e teria sido confundido com o médico Perseu (à direita) — Foto: Reprodução
Filho de miliciano, conhecido como Taillon (à esquerda), seria o alvo e teria sido confundido com o médico Perseu (à direita) — Foto: Reprodução

Os principais suspeitos de cometer o crime são os traficantes: Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, conhecido como BMW; Philip Motta Pereira, também conhecido como Lesk ou CR7; e outros dois membros do grupo, identificados pelos apelidos Ryan e Preto Fosco, pertencentes à “Equipe Sombra”.

Lesk liderou a invasão de traficantes e assumiu o controle da comunidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá. Já BMW é um colaborador de confiança de Lesk. De acordo com as investigações, Lesk era miliciano e posteriormente se aliou ao Comando Vermelho, encontrando refúgio entre criminosos do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio.

A polícia está analisando se alguém observou o grupo e alertou os assassinos. Uma câmera de segurança registrou um dos atiradores retornando para verificar o estado de Perseu, que já estava ferido. Fontes sugerem que esse comportamento pode explicar por que um dos criminosos estava usando bermuda, o que é incomum em execuções planejadas. Os demais estavam vestidos com camisas e calças escuras, sem cobrir os rostos.

Médicos tiraram foto instantes antes de serem mortos: Marcos de Andrade Corsato, Daniel Sonnewend Proença, Diego Ralf de Souza Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. Foto: Reprodução

O Departamento de Homicídios da Polícia Civil está mobilizando equipes para reconstituir o trajeto do veículo utilizado no crime. A polícia acredita que se trata de uma execução, uma vez que nada foi levado e os criminosos abriram fogo assim que chegaram ao local.

O vídeo do incidente, capturado pela câmera de segurança, mostra os criminosos saindo do veículo, correndo em direção às vítimas e disparando pelo menos 33 vezes. O crime ocorreu precisamente às 0h59. Testemunhas relataram que os agressores não proferiram qualquer palavra durante o ataque.

Assista o momento do crime:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link