Tragédia no litoral de SP: Lula fala em união e em construir casas para famílias atingidas

Atualizado em 20 de fevereiro de 2023 às 15:10
O presidente Lula (PT) em coletiva de imprensa em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo
Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na manhã desta segunda-feira (20) a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, uma das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas na região. O petista se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para definir ações emergenciais para socorrer as cidades afetadas.

Lula se encontrou com o governador e com outras autoridades em uma coletiva de imprensa para definir ações emergenciais para socorrer as áreas do litoral norte paulista. O petista destacou que a tragédia litoral uniu os governos federal, estadual e municipal. As autoridades estão atuando para enfrentar a tragédia nas cidades.

“Eu não sei de qual partido é o prefeito, eu sei qual o partido do Tarcísio e eles sabem o meu. E nós estamos aqui. Nós estamos juntos. Acabou a eleição. Ele tem a obrigação de governar o estado de São Paulo, esse aqui tem a obrigação de governar a cidade e eu tenho a responsabilidade de governar o país”, iniciou Lula.

“Posso garantir que meus ministros, governador, estarão dispostos a conversar para que a gente compartilhe, para que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, continuou, ao falar sobre o combate das autoridades contra os incidentes.

O município de São Sebastião, localizado a cerca de 200 quilômetros da capital paulista, foi o mais afetado pelas chuvas, que causaram enchentes e deslizamentos de terra. “De vez em quando a natureza nos prega uma surpresa, mas também muitas vezes a gente desafia a natureza. Eu acho que é importante nem ela nos pegar de surpresa e nem a gente desafiá-la”, comentou Lula.

O governador do estado, que sobrevoou a área afetada no domingo (19), decretou “estado de calamidade” em São Sebastião e em outros quatro municípios para facilitar a distribuição dos recursos. O petista também sobrevoou a região ainda hoje para conseguir fazer a sua avaliação antes da reunião com as autoridades.

Lula aproveitou a coletiva de imprensa para dar “responsabilidade” ao prefeito da cidade Felipe Augusto (PSDB) e falou sobre construir casas em “terrenos seguros”. “Dessa vez, prefeito, você vai ter certeza que o problema da construção de casas para as pessoas que perderam as suas vai acontecer de verdade”, afirmou.

“Você, [prefeito Felipe Augusto], só tem que arrumar um terreno mais seguro para que a gente possa [dizer] pras pessoas: ‘Vocês vão voltar a ter o ninho de vocês pra cuidar da família de vocês'”, declarou o petista.

Até o momento, foram confirmadas 36 mortes, sendo 35 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Os temporais deixaram mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados, de acordo com o governo estadual.

Antes de encerrar o encontro, o presidente voltou a destacar o trabalho em equipe das lideranças. “Eu queria mostrar pra vocês uma cena que vocês não viam no Brasil: um governador, um presidente e um prefeito, sentados na mesa, em função de uma coisa comum que atinge a todos nós”.

“É possível a gente exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertence a partidos diferentes. O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter”, encerrou.

Veja a coletiva completa:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link