Destaques

Tragédia no litoral de SP: Lula fala em união e em construir casas para famílias atingidas

O presidente Lula (PT) em coletiva de imprensa em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo
Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na manhã desta segunda-feira (20) a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, uma das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas na região. O petista se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para definir ações emergenciais para socorrer as cidades afetadas.

Lula se encontrou com o governador e com outras autoridades em uma coletiva de imprensa para definir ações emergenciais para socorrer as áreas do litoral norte paulista. O petista destacou que a tragédia litoral uniu os governos federal, estadual e municipal. As autoridades estão atuando para enfrentar a tragédia nas cidades.

“Eu não sei de qual partido é o prefeito, eu sei qual o partido do Tarcísio e eles sabem o meu. E nós estamos aqui. Nós estamos juntos. Acabou a eleição. Ele tem a obrigação de governar o estado de São Paulo, esse aqui tem a obrigação de governar a cidade e eu tenho a responsabilidade de governar o país”, iniciou Lula.

“Posso garantir que meus ministros, governador, estarão dispostos a conversar para que a gente compartilhe, para que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, continuou, ao falar sobre o combate das autoridades contra os incidentes.

O município de São Sebastião, localizado a cerca de 200 quilômetros da capital paulista, foi o mais afetado pelas chuvas, que causaram enchentes e deslizamentos de terra. “De vez em quando a natureza nos prega uma surpresa, mas também muitas vezes a gente desafia a natureza. Eu acho que é importante nem ela nos pegar de surpresa e nem a gente desafiá-la”, comentou Lula.

O governador do estado, que sobrevoou a área afetada no domingo (19), decretou “estado de calamidade” em São Sebastião e em outros quatro municípios para facilitar a distribuição dos recursos. O petista também sobrevoou a região ainda hoje para conseguir fazer a sua avaliação antes da reunião com as autoridades.

Lula aproveitou a coletiva de imprensa para dar “responsabilidade” ao prefeito da cidade Felipe Augusto (PSDB) e falou sobre construir casas em “terrenos seguros”. “Dessa vez, prefeito, você vai ter certeza que o problema da construção de casas para as pessoas que perderam as suas vai acontecer de verdade”, afirmou.

“Você, [prefeito Felipe Augusto], só tem que arrumar um terreno mais seguro para que a gente possa [dizer] pras pessoas: ‘Vocês vão voltar a ter o ninho de vocês pra cuidar da família de vocês'”, declarou o petista.

Até o momento, foram confirmadas 36 mortes, sendo 35 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Os temporais deixaram mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados, de acordo com o governo estadual.

Antes de encerrar o encontro, o presidente voltou a destacar o trabalho em equipe das lideranças. “Eu queria mostrar pra vocês uma cena que vocês não viam no Brasil: um governador, um presidente e um prefeito, sentados na mesa, em função de uma coisa comum que atinge a todos nós”.

“É possível a gente exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertence a partidos diferentes. O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter”, encerrou.

Veja a coletiva completa:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Kaique Moraes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kaique Moraes

Recent Posts

Como os bolsonaristas usaram as cheias no Sul para intensificar onda de fake sobre o flagelo

Desde o início da enchente no RS os perfis bolsonaristas estão trabalhando de forma coordenada…

1 hora ago

Morre aos 83 anos o ator Paulo César Pereio, figura emblemática do cinema brasileiro

O cinema brasileiro está de luto com a triste notícia do falecimento do aclamado ator…

2 horas ago

“Inventaram que fui linchado em abrigo no RS”, desabafa Pimenta contra fake news

"Após 10 dias vendo os gaúchos e gaúchas enfrentando a ira da natureza, confesso que…

2 horas ago

Doação milionária de Madonna ao RS era fake news, admite colunista

Após o show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, circulou a…

2 horas ago

Mais de um terço dos brasileiros acredita que urnas foram fraudadas em 2022

Uma pesquisa recente da Genial/Quaest, divulgada no domingo (12), revelou que mais de um terço…

2 horas ago

Quatro membros de uma família são encontrados abraçados após as chuvas no RS

Uma comovente tragédia chocou a pequena cidade de Roca Sales, no interior do Rio Grande…

3 horas ago