Tribunal dos Povos marca data para sentença de Bolsonaro por crimes na pandemia

No grupo de evangélicos, que mais perdeu vidas por causa do negacionismo imposto pelas igrejas, Bolsonaro está sendo chamado de ´nefasto'

Atualizado em 21 de agosto de 2022 às 18:08
Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

O Tribunal Permanente dos Povos (TPP) definiu a data da sentença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que dirá se ele teve ou não responsabilidade pelas mais de 600 mil mortes por Covid-19 no Brasil. O evento acontece no dia 1º de setembro deste ano, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

O documento será lido pelo jurista italiano Luigi Ferrajoli. O líder indígena yanomami Davi Kopenawa é convidado de honra do tribunal e também participará da cerimônia.

Convites já estão sendo enviados por entidades que organizam o evento, como a Comissão Arns (Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns) e a Colizão Negra por Direitos.

O TPP é considerado uma corte de opinião com impacto simbólico e reputacional, portanto, profere vereditos sem aplicar penalidades.

Em maio deste ano ocorreu o julgamento contra Bolsonaro por crimes contra a humanidade, que durou oito horas e contou com nove testemunhas e 12 jurados de sete nacionalidades. A sessão foi realizada simultaneamente em Roma, sede internacional do tribunal, e em São Paulo.

Após a sessão, o júri se reuniu de maneira reservada e o veredito do julgamento será divulgado agora.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link