Trump diz que será preso na terça e convoca protestos para ‘tomar nossa nação de volta’

Atualizado em 18 de março de 2023 às 11:02
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução

Donald Trump afirmou que será preso na terça-feira e convocou protestos para “tomar nossa nação de volta”.

Em uma postagem furibunda em sua página na rede Truth Social neste sábado, toda em caixa alta, o ex-presidente dos EUA atacou “um promotor distrital corrupto e altamente político de Manhattan”, que provavelmente apresentará acusações contra ele por causa de um pagamento clandestino feito à estrela de cinema pornô Stormy Daniels antes das eleições de 2016.

O texto:

“AGORA VAZAMENTOS ILEGAIS DE UM CORRUPTO E ALTAMENTE POLÍTICO ESCRITÓRIO DE PROCURADORES DO DISTRITO DE MANHATTAN, QUE PERMITIU QUE NOVOS RECORDES SEJAM ESTABELECIDOS EM CRIMES VIOLENTOS E CUJO LÍDER É FINANCIADO POR GEORGE SOROS, INDICAM QUE, SEM CRIME PODER SER COMPROVADO, E COM BASE EM UM VELHO E TOTALMENTE DESMORALIZADO (POR VÁRIOS OUTROS PROMOTORES!) CONTO DE FADAS, O LÍDER CANDIDATO REPUBLICANO E EX-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, SERÁ PRESO NA TERÇA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA. PROTESTE, TOME NOSSA NAÇÃO DE VOLTA!”

Postagem de Donald Trump convocando para prostestos contra sua prisão

A alegação de que ele será levado sob custódia policial ocorre menos de um dia depois de relatos de que as autoridades policiais em Nova York estão se preparando silenciosamente para a possibilidade de que Trump atiçará a agitação civil se for sujeito a qualquer forma de responsabilidade legal.

O apelo por protestos é um eco da tentativa de golpe que ele capitaneou em 6 de janeiro de 2021, quando convocou um protesto “selvagem” que terminou em tragédia em Washington.

O escritório do promotor distrital de Manhattan ainda não indicou que Trump foi realmente acusado no caso de suborno – ou qualquer outro assunto. Mas a investigação é apenas uma das várias com potenciais de risco criminal para o ex-presidente.

Trump também enfrenta acusações de promotores no condado de Fulton, na Geórgia, e de duas investigações federais separadas, agora lideradas por um conselheiro especial do Departamento de Justiça, Jack Smith.

Agora é esperar pela imitação de seu chimpanzé de estimação, Jair Bolsonaro.