Trump é declarado inelegível por Corte do Colorado e pode não disputar a eleição em 2024

Atualizado em 19 de dezembro de 2023 às 20:51
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Alon Skuy/Getty Images

Nesta terça-feira (19), a Suprema Corte do Colorado, nos Estados Unidos, determinou que Donald Trump não é elegível para concorrer à presidência e anunciou que seu nome não estará na cédula de votação do estado em 2024.

O tribunal chegou a essa conclusão devido à incitação de Trump a seus seguidores para que invadissem o Capitólio em Washington D.C. em 6 de janeiro de 2021, após a derrota nas eleições presidenciais para Joe Biden.

Essa decisão faz de Trump o primeiro candidato presidencial na história dos EUA a ser considerado inelegível para a Casa Branca com base na Seção 3 da 14ª Emenda da Constituição, que proíbe que funcionários envolvidos em “insurreição ou rebelião” ocupem cargos públicos.

O tribunal justificou sua decisão afirmando que a Constituição dos EUA impede a presença do favorito republicano nas urnas devido ao seu papel na instigação da violência contra o governo.

Embora a decisão se aplique especificamente às primárias republicanas do Colorado em 5 de março, ela pode ter implicações na campanha geral de Trump em 5 de novembro.

Analistas eleitorais independentes consideram o Colorado um estado predominantemente democrata, sugerindo que o presidente Joe Biden provavelmente terá uma liderança sólida no estado, independentemente do destino político de Trump.

Os advogados de Trump anunciaram a intenção de recorrer imediatamente da desqualificação ao Supremo Tribunal dos EUA, que tem a última palavra em questões constitucionais.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link