Trump e o desafio do coronavírus: agora não dá pra mentir nem inventar apelido jocoso. Por Kennedy Alencar

Atualizado em 9 de setembro de 2020 às 16:02
Donald Trump. Foto: AFP

PUBLICADO NO BLOG DE KENNEDY ALENCAR

POR KENNEDY ALENCAR

O presidente Donald Trump enfrenta a sua primeira grande crise doméstica. Até hoje, a Presidência trumpista correu tranquilamente do ponto de vista interno. Agora, o presidente enfrenta um teste de verdade, o coronavírus.

Não adiante mentir, dar apelidos aos adversários e atacar a imprensa e os democratas. Trump terá de enfrentar uma doença que está se espalhando nos EUA. Além da saúde pública, a economia poderia ser afetada pela crise do coronavírus.

O presidente americano tem minimizado os riscos. Na quinta, falou que o vírus poderia sumir por “milagre”. Esteve em Charleston, maior cidade da Carolina do Sul, ontem à noite para fazer um comício. Continuou no modo negação e ataques a adversários. Nessa toada, Trump tende a colher resultado negativo para a sua reeleição.

Primárias

Está pintando uma vitória de Joe Biden hoje nas primárias da Carolina do Sul, Estado com expressivo eleitorado negro que gosta do ex-vice-presidente. Mas o tamanho da vitória será importante para Biden manter viva a esperança de ser a alternativa moderada ao progressista Bernie Sanders na Super Terça, que acontecerá na semana que vem.

Na Super Terça, serão eleitos 34% dos delegados para a convenção nacional democrata de julho. Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, está apostando alto na Super Terça para ser a opção a Bernie Sanders, que está consolidando o favoritismo para obter a indicação presidencial do Partido Democrata.

*

Cafajestes e mentirosos

A crise do coronavírus também será um teste para o presidente Jair Bolsonaro, que mente como Trump. Bolsonaro disse que o dólar está alto no Brasil por causa do vírus. Mentira.

O coronavírus agrava um processo de alta da moeda americana em relação ao real que já estava em curso _especialmente após declaração irresponsável do ministro Paulo Guedes de que o dólar alto seria bom.

Ouça abaixo o comentário feito ontem no “Estúdio CBN”, quando ataques cafajestes a jornalistas sérias como Patrícia Campos Mello e Vera Magalhães foram temas da conversa com a Tatiana Vasconcellos.