Trump se entrega à Justiça de NY e está sob custódia da polícia

Atualizado em 4 de abril de 2023 às 15:40
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. Foto: Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se entregou à Justiça nesta terça (4) em Nova York. Ele vai ouvir as acusações que o tornaram réu e está oficialmente sob custódia. O republicano chegou ao escritório do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, por volta das 14h30 (horário de Brasília).

Trump deve permanecer no local por mais um tempo e ouvir as acusações contra ele. O ex-presidente americano também terá as digitais gravadas e a expectativa é que ele não seja algemado ou fotografado, como outros acusados.

É esperado que o indiciamento seja aberto e que as denúncias contra ele sejam detalhadas. Trump já adiantou, por meio de seus advogados, que vai se declarar inocente e contestar as acusações.

Trump foi denunciado por supostamente pagar US$ 130 mil (cerca de R$ 667 mil) à atriz pornô Stormy Daniels para comprar seu silêncio sobre um caso que teriam mantido antes das eleições de 2016. Ele é oficialmente o primeiro ex-presidente a enfrentar acusações criminais.

A caminho do tribunal, Trump fez uma publicação na rede social Truth Social, plataforma criada por ele e ironizou o episódio: “Indo para o sul de Mahattan, o tribunal. Parece tão SURREAL — WOW, eles vão me prender. Não posso acreditar que isso está acontecendo na America. MAGA [make America great again]”.

Veja o momento em que ele chega ao Tribunal de Manhattan:

Ele saiu de um SUV e acenou a seus apoiadores nesta terça. Em seguida, foi escoltado para o escritório do promotor. Trump entrou no tribunal por meio de uma porta especial que dá acesso a elevador privado.

As acusações exatas contra ele só serão reveladas quando ele comparecer perante o juiz Juan Merchan, da Suprema Corta, que será o responsável por ouvir o caso. O comparecimento do ex-presidente ao tribunal é o primeiro passo do processo, que vai contar uma série de audiências até o julgamento, última etapa para que jurados definam se ele é culpado ou não.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link