TSE fecha cerco contra fake news e faz acordo com plataformas

Atualizado em 14 de fevereiro de 2022 às 20:37
TSE fecha o cerco contra fake news. Foto do TSE, prédio com vidros azuis e placa com letreiro branco e placa marrom.
Corte quer combater disseminação de informações falsas. Foto: Reprodução / TSE

Nesta terça-feira (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo com plataformas digitais para combater a desinformação durante as eleições deste ano.  O ministro da Corte, o juiz Luís Roberto Barroso, junto com representantes das plataformas digitais, Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kway, se encontrarão a partir das 11h. O evento será transmito ao vivo pelo canal da Corte no YouTube.

Outro acordo já foi firmado durante as eleições municipais de 2020 com as principais empresas que atuam no Brasil. A Justiça utiliza a estratégia para combater a divulgação de notícias falsas que podem comprometer a legitimidade das eleições.

O vice-presidente do Tribunal Superio Eleitoral, Edson Fachin, disse que: “Nosso objetivo é desenvolver ações para coibir e também neutralizar a disseminação de notícias falsas nas redes sociais durante as eleições deste ano. Paz e segurança nas eleições de 2022. Por isso, juntos, mais uma vez, vamos realizar, como sempre temos feito, eleições limpas, livres e seguras”.

Leia mais:

1 – Presidente do TSE e ministro do STF criticou “limitações cognitivas” do presidente

 

2 – União Brasil: TSE aprova fusão de DEM e PSL

 

3 – Com medo de perder Telegram, Bolsonaro ameaça TSE: “Liberdade acima de tudo”

Iniciativa faz parte de programa do TSE

O encontro faz parte de um plano da Corte para o enfrentamento da desinformação.  A iniciativa foi instituída em 2019 e se tornou permanente em agosto de 2021 através da Portaria TSE n° 510/2021.

O documento se preocupa com os perigos da disseminação de informações falsas na manutenção da democracia, especialmente em período eleitoral. O programa é voltado a estratégias que envolvem atuação em diferentes setores, atuando no combate a desinformação com informação de qualidade, capacitação e controle de comportamento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link