TSE libera Marcelo Ramos para deixar PL sem risco de perder mandato

Atualizado em 21 de dezembro de 2021 às 18:49
Marcelo Ramos
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, permitiu a desfiliação do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, do PL nesta terça-feira (21).

Ramos pediu para deixar o PL depois da filiação do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao partido. Para o deputado, a entrada de Bolsonaro na legenda levou a uma “mudança de rumos”.

O ministro Luís Roberto Barroso entendeu que a divergência política entre o parlamentar e a sigla “se instalou e se tornou aguda de forma rápida” e reconheceu que as diferenças podem prejudicá-lo politicamente. Veja a íntegra da liminar (decisão provisória).

O vice-presidente da Câmara listou ao TSE que o presidente regional do PL no Amazonas afirmou que ele não seria mais bem-vindo no partido. De acordo com Ramos, outro correligionário próximo a Bolsonaro, também do PL, o chamou de “irresponsável, leviano e mentiroso”.

Leia também:

1; Allan dos Santos espalha fake news de vacinação infantil e apela para filha: “Danificou o cérebro dela”

2; Saiba quantos emails com ameaças Anvisa recebeu por causa da vacina para crianças

3; Por impedir vacina para crianças, Queiroga ganha apelido bíblico; saiba qual

Marcelo Ramos poderá manter mandato

“Não é possível negar a magnitude dos impactos políticos que advêm do ingresso do Presidente da República em uma legenda, especialmente para os filiados que assumam publicamente posição contrária àquele, esta é a situação do requerente, que possui atuação notoriamente contrária ao governo federal e tem sido, por isso, alvo de ataques do grupo que passará a ter forte influência nos rumos da legenda”, diz a decisão do ministro.

Segundo Barroso, os documentos levados por Ramos ao TSE demonstram que a anuência do partido e do deputado pela desfiliação “são inequívocas” e que há plena ciência do PL de que Ramos poderá manter seu mandato depois do desligamento.

Barroso explicou que o político depende de uma “identidade política que atraia seus eleitores”, e que uma mudança nos rumos do partido podem afetar essa relação, além disso, o ministro ressaltou que essa situação pode piorar quando ocorre “às vésperas de um ano eleitoral”, sob risco de “dano irreparável” ao futuro candidato.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link