TSE manda tirar do ar fake news sobre Ipec e Instituto Lula

Atualizado em 4 de setembro de 2022 às 15:57
Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Neste domingo (4) o ministro do Tribunal Superior Eleitoral) Paulo de Tarso Sanseverino mandou tirar do ar de todas as redes sociais fake news de que o Ipec (Instituto de Pesquisa e Consultoria Estratégica) funcionaria dentro do Instituo Lula. O boato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viralizou no Tiktok, Facebook e Twitter e deve ser removido em até 24 horas.

Caso as empresas não cumpram o mandato, a pena será de R$10.000 por dia. Toda essa fake news começou a vir à tona quando o youtuber Gustavo Gayer fez uma publicação em suas redes sociais. O post começou a ser republicado por outros influenciadores digitais, e muitos crédulos chegaram a ir à porta do Instituto em busca de pistas. Era mentira, claro.

Gayer se retratou depois sobre o caso e retirou o vídeo do ar. “Realmente, infere-se da inicial e das provas a ela anexadas, notadamente a partir das diversas análises feitas pelas agências de checagem, que a propaganda atacada divulga desinformação, eis que, a publicidade questionada afirma que as entidades compartilham o mesmo endereço, apesar de as duas organizações estarem sediadas em bairros diferentes de São Paulo”, escreveu o ministro em sua decisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link