Destaques

TSE nega pedido para remover site com críticas a Bolsonaro

Jair Bolsonaro
Foto: Isac Nóbrega/PR

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri, negou o pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) para remover um site que faz críticas a ele.

A campanha do presidente afirma que pessoas não identificadas realizam propaganda eleitoral negativa por meio do site, buscando construir uma estratégia de marketing de oposição ao candidato à reeleição.

Após analisar a representação apresentada pela campanha, a ministra disse que intervenção judicial sobre o livre mercado de ideias políticas deve acontecer apenas de forma excepcional e necessária, legitimando hipóteses de desequilíbrio ou de excesso.

“O site não apresenta conteúdo eleitoral, pois em nenhum lugar faz menção ao pleito vindouro, mas tão somente colaciona matérias jornalísticas, já divulgadas em diversos veículos de imprensa, relacionadas a acontecimentos de conhecimento público dos quais tomou parte o candidato Jair Messias Bolsonaro”, declarou.

Segundo a ministra, não há conteúdo de natureza eleitoral e sim compilação de matérias jornalísticas e que, mesmo desfavoráveis ao candidato, não fazem referência às eleições.

“Em verdade, tenho para mim que o site ora impugnado funciona como instrumento de canalização de eventuais críticas ao atual Presidente da República, em especial no que concerne às mulheres”, afirmou.

Ela disse ainda que o direito fundamental à liberdade de expressão não serve somente para proteger as opiniões supostamente verdadeiras, admiráveis ou convencionais, mas também aquelas que são duvidosas, exageradas, condenáveis, satíricas e humorísticas.

“Ressalte-se que, mesmo as declarações errôneas, estão sob a guarda dessa garantia constitucional. A atuação da Justiça Eleitoral em relação aos conteúdos divulgados na internet deve ser realizada com a menor interferência possível no debate democrático, a fim de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, de modo que as ordens de remoção se limitarão às hipóteses em que seja constatada violação às regras eleitorais ou ofensa aos direitos das pessoas que participam do processo eleitoral”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

Justiça manda júri 14 PMs da Rota acusados da morte de 2 e simulação de tiroteio

A Justiça de São Paulo determinou que 14 policiais militares da Rota, a tropa de…

5 minutos ago

Após tragédia, RS poderá ficar 2 anos sem pagar dívida, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao G1 no domingo (12), revelou uma…

13 minutos ago

Saiba como Moro está encarando o julgamento que pode cassar seu mandato

O senador Sergio Moro (União Brasil) tem mantido uma postura discreta em relação ao julgamento…

47 minutos ago

Café da Manhã: Depois da enchente no RS, Lula enfrenta inundação de pesquisas

https://www.youtube.com/watch?v=uGfbZVyJsZ8 Leandro Fortes comenta e analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

1 hora ago

MP-SP tem 57 investigações abertas contra Nunes, mas não ajuizou nenhuma ação

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) iniciou 57 procedimentos investigatórios sobre obras emergenciais, contratadas…

1 hora ago

Por mais verbas e novos planos de ajuda, Eduardo Leite reúne-se com Lula

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o governador do…

2 horas ago