Tudo o que se sabe sobre o hacker que invadiu perfil de Janja nas redes socias

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 12:03
A primeira-dama Janja Lula da Silva. Foto: reprodução

A conta oficial da primeira-dama Janja Lula da Silva no X, antigo Twitter, foi alvo de invasão por um hacker identificado como Eduardo, conforme informou a Polícia Federal (PF), às 21h37 da última segunda-feira (11). Em menos de uma hora, o invasor realizou 44 postagens, atingindo a audiência de 1,2 milhão de seguidores.

As publicações começaram com a declaração “Hacked by Ludiwig and Smaldkade”, seguidas por mensagens criminosas, incluindo ataques misóginos a Janja, Lula e menções a figuras públicas como Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes e Neymar.

Em um áudio postado às 22h07, o hacker se pronunciou, desconsiderando as investigações da PF e criticando o sistema judiciário do país: “Eu quero avisar que estou ciente que a PF está investigando isso daqui. Eu não estou nem aí, eu sei que vai dar alguma coisa, talvez dê, talvez não dê, depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal”, declarou.

Após a divulgação do áudio, vários internautas começaram a especular a origem do hacker, tentando identificar o sotaque do invasor. “No grupo da firma já estamos tentando analisar o sotaque do hacker que invadiu o perfil da Janja. Tem gente falando que parece gaúcho ou paranaense, mas com alguma mistura com sudeste”, escreveu um.

“Não é do sul. Arriscaria capixaba”, disse outro. “Ele fala o ‘r’ estilo catarinense. Paranaense não fala ‘r’ do carioca” afirmou mais um. “Mais paranaense. Gaúcho não parece”, opinou outro internauta.

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial à rede X, solicitando providências sobre o ataque hacker à conta de Janja, comprometendo a integridade das informações. A rede X, sob comando de Elon Musk, bloqueou o perfil e colaborou com os dados para a investigação já em curso pela Diretoria de Crimes Cibernéticos da PF.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, garantiu que os responsáveis serão identificados e responsabilizados, incluindo os propagadores de ódio, preconceito e violência. “Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados”, escreveu.

Após a publicação de Pimenta, um internauta respondeu: “Sobre o hacker: frases coesas, portanto não foi Carluxo; sem erros de português, o que tira o Moro do rol dos suspeitos. Sintético, o que exclui Malafaia. O Jair não foi, porque é vagabundo demais para fazer qualquer coisa. Sobraram só todos os outros bolsonaristas.”

Outro que também detonou o hacker foi o youtuber Felipe Neto. O influenciador foi às redes sociais criticar a atitude do invasor, o chamando de “incel sem cérebro” e “excluído da sociedade

“Esse Eduardo que invadiu o perfil da Janja é mais um exemplo de incel sem cérebro que acredita no ultra liberalismo, se diz anti-política e acredita que o MBL é algo sério. No fim é mais um excluído social, que não consegue mulher e nutre ódio por todas elas”, escreveu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link