Cultura

Tudo sobre “1984”, livro de George Orwell, citado por Vanessa Lopes no BBB 24

Vanessa Lopes citou livro 1984 – Reprodução/Globoplay e Divulgação

Vanessa Lopes viralizou nas redes sociais ao mencionar o clássico livro “1984” de George Orwell durante uma conversa com Lucas Luigi e MC Bin Laden, tornando-se um dos tópicos mais discutidos no Twitter. A tiktoker compartilhou que recebeu o exemplar como presente de um ex-affair, originário de Recife, e interpretou o acontecimento como um sinal do destino relacionado à sua participação no BBB 24.

No decorrer da conversa, Vanessa explicou a trama do livro, que serve de base para o programa Big Brother. Ela destacou a sociedade descrita na obra, caracterizada por uma vigilância constante, onde a privacidade é praticamente inexistente, e o Grande Irmão observa tudo. O clássico aborda uma sociedade autoritária, narrando os desafios enfrentados por aqueles que buscam se libertar desse regime opressivo.

A narrativa de Orwell explora o papel do Grande Irmão, um ditador e líder do Partido, que influenciou a nomenclatura do reality show. A obra descreve uma sociedade dominada por um Estado repressor, provocando sentimentos constantes de medo devido à constante vigilância. No contexto distópico criado pelo autor, o partido que controla Oceânia, o país fictício, é retratado como infalível, manipulando estatísticas para validar suas ações.

Dentro desse universo ficcional, existem quatro ministérios: o da Verdade, responsável por toda a informação e que segue a lógica de infalibilidade do Partido; o da Paz, encarregado dos aspectos relacionados à guerra; o da Fartura, responsável pela economia; e o do Amor, encarregado do controle populacional.

A opressão é tanto física quanto mental, com a criminalização de ideias contrárias ao regime. Esses elementos contribuem para a atmosfera distópica e autoritária explorada por George Orwell em “1984”.

Nas redes sociais, Vanessa Lopes virou alvo de deboche porque fez diversas teorias tentando relacionar a obra ao reality show. A conversa virou piada na web e, para internautas, a fala mostra que ela deve ter lido apenas resumos sobre o livro.

“O livro que é baseado esse programa: mil novecentos e não sei o quê. Recebi de uma pessoa que eu ficava, de Recife, que mandou pra mim o livro. Me mandou três. Enfim, é porque é o destino”, apostou a famosa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

O escárnio dos coletes. Por Solon Saldanha

Por Solon Saldanha Se as campanhas de solidariedade que estão sendo agora promovidas e veiculadas…

6 minutos ago

PF tenta ouvir bolsonaristas nos EUA e ex-Jovem Pan foge de depoimento

A Polícia Federal procurou duas pessoas nos Estados Unidos para depor sobre o inquérito das…

16 minutos ago

VÍDEO – Boi é encontrado em altar de igreja após enchente em Taquari (RS)

Um boi encontrou abrigo dentro de uma igreja após as enchentes que atingiram Taquari, na…

25 minutos ago

Idosa morre após mal súbito na mesma agência do caso ‘Tio Paulo’

Nesta quinta (9), uma idosa de 60 anos sofreu um mal súbito e morreu na…

44 minutos ago

Como o cavalo ‘Caramelo’ foi resgatado de telhado em Canoas (RS)

Na manhã desta quinta-feira (9), uma égua que ficou ilhada em um telhado na cidade…

2 horas ago

Catástrofe no RS: governo vai antecipar Bolsa Família, auxílio gás e restituição do IR

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou que o governo Lula vai enviar uma Medida Provisória…

2 horas ago