Destaques

TV Cultura apaga documentário sobre a extrema direita após pressão de bolsonaristas

Documentário crítico à extrema direita foi excluído pela TV Cultura após pressão de bolsonaristas. Foto: Reprodução

A TV Cultura excluiu o documentário “O Autoritarismo está no ar – 3 anos depois” de seu canal do YouTube após pressão do deputado federal Eduardo Bolsonaro e seus aliados. A obra era crítica à extrema direita e apresentava os riscos da ideologia para e democracia do Brasil e do mundo. A informação é do jornal O Globo.

A nova versão do documentário incluía os ataques terroristas de 8 de janeiro. A emissora é vinculada ao governo de São Paulo, por meio da Fundação Padre Anchieta, e é custeada com verbas do estado e recursos próprios obtidos com a iniciativa privada. O canal está sob o guarda-chuva da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A obra foi exibida no dia 23 de março e irritou bolsonaristas. Eduardo levou as reclamações ao governo de Tarcísio de Freitas, argumentando que a EBC não transmitiria um documentário crítico ao MST.

Após a crítica do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi chefe de Tarcísio durante sua gestão, a TV Cultura suspendeu a exibição do documentário, que seria feita novamente na primeira semana de abril. Um funcionário do canal afirmou que a decisão é uma “censura clara” e que a retirada do conteúdo é uma prática “nada comum”.

A secretária de Cultura Marília Marton e o governador de SP Tarcísio de Freitas. Foto: Reprodução

O documentário fez com que a ofensiva contra Marília Marton, secretária de Cultura, aumentasse. Ela se declara de direita e foi responsável por reunião com o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, mas nega ter tratado do assunto na ocasião.

Ela alega que não gostou do documentário e questionou se a produção deste tipo de obra seria papel de uma emissora pública. Marília também negou ter pressionado a cúpula da emissora para apagar o vídeo e diz não ter sofrido qualquer tipo de pressão.

“A minha pergunta, enquanto secretária da Cultura e membro do Conselho, é: aquele documentário tem interesse público? Eu assisti ao documentário e particularmente achei que, se ele fosse muito bom, estaria no Netflix. Mal escrito, mal roteirizado, mal filmado”, argumenta.

A secretária também reclamou da associação entre os terroristas e a extrema direita. Ela sugeriu que o ataque pode ter contado com infiltrados.

“A gente não pode dizer que aquilo era só pessoas da direita. Será que ali não tinham pessoas que nem sabiam o que estava acontecendo? É uma ação de pessoas loucas, que não tem a ver com uma ideologia de direita”, completou.

Bolsonaristas ligados à gestão de Tarcísio disseram que José Roberto Maluf, presidente da fundação, e Eneas Carlos Pereira, diretor de programação da emissora, estão na mira de aliados de Eduardo, mas ainda não houve qualquer mudança na diretoria.

O cargo de Marília é cobiçado por Mário Frias, ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro. Ele quer indicar o sucessor da atual titular da pasta e já tentou emplacar uma indicação durante a transição, que foi negada por Tarcísio.

Bolsonaristas do governo de São Paulo defendem que a emissora dê mais espaço à visão da gestão Tarcísio, mais à direita, e que inclua quadros demitidos da Jovem Pan, como Adrilles Jorge e Augusto Nunes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caique Lima

Recent Posts

Gleisi detona críticas de ex-presidentes do BC: ‘Entregaram dívida em 57,4% do PIB, Lula baixou para 37,1%’

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, rebateu neste sábado (18) as críticas feitas por…

4 horas ago

Ataque do PCC coloca agentes penais em alerta máximo em Rondônia

Uma tentativa de atentado a tiros contra um policial penal federal que trabalha na Penitenciária…

6 horas ago

RS: veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via…

6 horas ago

Enchentes no Rio Grande do Sul somam 155 mortos e 94 desaparecidos

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram ao menos 155 mortes,…

6 horas ago

Sabadão no DCM: Lula intensifica ações no RS e Leite vê governo paralelo

AO VIVO. Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com as…

7 horas ago

Anac libera Base Aérea de Canoas para voos comerciais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na sexta-feira (17) a operação de voos…

7 horas ago