Pressionado, Twitter Brasil diz que não retira do ar toda fake news sobre vacina

Atualizado em 6 de janeiro de 2022 às 19:26

 

Imagem de celular com linha do tempo do Twitter
Empresa fez declaração pública para dar explicações sobre combate à Fake News. Imagem: TecnBlog

Após ser pressionado por verificar conta de bolsonarista acusada de Fake News pelo TSE, Twitter Brasil diz que nem todas as informações falsas são removidas da plataforma. “O Twitter possui uma política para tratar informações enganosas sobre Covid-19. Ela não prevê a atuação em todo conteúdo inverídico ou questionável sobre a pandemia, mas em Tweets que possam expor as pessoas a mais risco de contrair ou transmitir a doença”, informou a empresa em uma thread.

Segundo a empresa, todas as contas, incluindo as verificadas, precisam seguir as regras do Twitter e citou política de informações enganosas contra a Covid-19, implementada em março de 2020. Ainda de acordo com o comunicados, o processo de verificação agora conta uma novas regras, após bolsonarista ter tido seu perfil verificado.

Leia mais:

1 – Ômicron não é leve, diz o diretor-geral da OMS

2 – Exército proíbe que militares e familiares compartilhem desinformação sobre a Covid

3 – Biden usará o seu discurso de hoje para acusar Trump sobre a invasão ao capitólio

Entenda o que levou o Twitter a fazer declaração

Bárbara Destefani, que utiliza o nome “Te Atualizei” na rede social, teve o seu perfil com autenticado com o selo de verificação. Destefani, que já foi acusada de Fake News pelo Tribunal Superior Eleitoral, publica em sua conta informações questionando a eficácia de vacinas. Segundo o Twitter, o selo de verificação “informa às pessoas que uma conta de interesse público é autêntica”. O Ministério Público Federal também havia pedido explicações sobre combate à Fake News na rede social.

Empresa também verificou outros bolsonaristas na rede social, como o assessor do presidente da república, Mosart Aragão. O Twitter declarou que “tem o desafio de não arbitrar a verdade e dar às pessoas que usam o serviço o poder de expor, contrapor e discutir perspectivas. Isso é servir à conversa pública”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.