Ucrânia rejeita ceder a exigências da Rússia e não vai entregar Mariupol

Atualizado em 21 de março de 2022 às 8:19
Escola de Mariupol bombardeada
Escola de Mariupol bombardeada/ Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (21), a Ucrânia rejeitou a exigência da Rússia de entregar Mariupol, uma das cidades mais bombardeada pelas tropas inimigas. A cidade ucraniana é considerada um importante ponto estratégico e sofre com a falta de alimentos, água e energia, o que desencadeou uma crise humanitária.

O ultimato russo deveria ser respondido antes das 5 horas da manhã (3 horas, no horário de Brasília) de hoje, mas a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, rejeitou e exigiu de Moscou a abertura de corredores humanitários para facilitar a saída de 350.000 pessoas bloqueadas na cidade.

“Não se pode falar de entregar entregar armas. Já informamos a parte russa. Em vez de perder tempo com 8 páginas de cartas, basta abrir um corredor”, declarou ao jornal Ukrainska Pravda. “É uma manipulação deliberada e uma autêntica tomada de reféns”, acrescentou.

Leia mais: 

1- Presidente da Ucrânia afirmou que negociações com a Rússia são indispensáveis para o fim do conflito

2- Rússia ataca escola que abrigava 400 pessoas, diz Ucrânia

3- Rússia confirma que fez novo ataque com mísseis hipersônicos no sul da Ucrânia

Mariupol estratégica

Mariupol, um porto no sudeste da Ucrânia, é considerado território estratégico pois representa uma conexão forte entre as forças russas na península da Crimeia e os territórios sob controle russo no norte e leste da Ucrânia. A cidade sofreu intensos bombardeios russos desde o início da invasão, em 24 de fevereiro.

O diplomata grego Manolis Androulakis, que estava na cidade durante alguns bombardeios, falou sobre a situação trágica. “Mariupol entrará para a lista lista de cidades do mundo completamente destruídas pela guerra, como Guernica, Stalingrado, Grozny ou Aleppo”, declarou à imprensa no aeroporto de Atenas.

Na madrugada de ontem, um bombardeio na capital Kiev atingiu um centro comercial e matou pelo menos seis pessoas. O local foi atingido por uma bomba potente que destruiu os veículos estacionados e deixou uma cratera aberta de vários metros de comprimento diante do prédio de 10 andares. Toda a ala sul do centro comercial foi destruída, assim como uma academia no estacionamento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link