Apoie o DCM

Rússia confirma que fez novo ataque com mísseis hipersônicos no sul da Ucrânia

Rússia realiza segundo ataque com mísseis hipersônicos
Rússia realiza segundo ataque com mísseis hipersônicos Foto: AFP

Segundo a AFP, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou ter realizado novo ataque com mísseis hipersônicos contra a Ucrânia neste domingo (20), destruindo um local de armazenamento de combustíveis no sul do país, novamente utilizando o modelo Kinzhal, assim como havia ocorrido no sábado (19).

Além disso, outro ataque foi realizado contra forças especiais ucranianas e “mercenários estrangeiros”, que terminou com mais de 100 mortes. A ação teria sido realizada contra um centro de treinamento localizado na cidade de Ovruch, no norte da Ucrânia.

“Os sistemas de mísseis de aviação Kinzhal, com mísseis balísticos hipersônicos, destruíram um grande local de armazenamento de combustíveis e lubrificantes das forças armadas ucranianas perto do assentamento de Kostyantynivka na região de Mykolaiv”, diz o Ministério da Defesa da Rússia.

LEIA MAIS:

1 – Guerra da Ucrânia: a conjuntura e o sistema. Por José Luis Fiori
2 – Mulher enche a cara e pede Uber de R$ 30 mil para guerrear na Ucrânia
3 – Fake news: cosmonautas russos usam uniforme-padrão e mídia diz que vestiam “as cores da Ucrânia”

Justificativa da Rússia para ataque com mísseis hipersônicos

O governo russo disse que a base atacada era usada para armazenamento de combustível para veículos blindados ucranianos.

Esses mísseis hipersônicos teriam sido disparados do espaço aéreo da Crimeia, região já controlada pela Rússia, informou o Ministério da Defesa russo, acrescentando que os mísseis de cruzeiro Kalibr, lançados do Mar Cáspio, também atingiram o mesmo alvo da ação.

O modelo usado nos mais recentes ataques e chamado por Putin de “arma ideal”, o Kinzhal tem capacidade para atingir um alvo a mais de 2 mil quilômetros de distância. Forças armadas ucranianas confirmaram à AFP que um depósito havia sido alvo dos bombardeios, mas informaram não saber precisar o tipo de míssil utilizado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link