Ucrânia recusa negociações com Rússia e Putin avança tropas, diz Kremlin

Ele avança

Atualizado em 26 de fevereiro de 2022 às 11:57
Vladimir Putin
Vladimir Putin. Foto: Wikimedia Commons

Porta-voz presidencial da Rússia afirmou que, apesar de Vladimir Putin ter parado o avanço das tropas envolvidas na operação especial na Ucrânia, a proposta de negociações foi rejeitada. E isso provoca uma mudança de atitude.

Presidente da Rússia deu na sexta (25) uma ordem para parar o avanço das tropas enquanto esperava negociações com Kiev, relatou Dmitry Peskov, porta-voz presidencial russo.

“Ontem (25), devido às esperadas negociações com a liderança ucraniana, o comandante-em-chefe e presidente da Rússia deu uma ordem para parar o avanço das principais forças russas”, disse ele neste sábado (26) aos repórteres.

“No entanto, os combates continuaram em vários lugares, houve confrontos com grupos móveis de nacionalistas e banderistas [em referência a Stepan Bandera, colaboracionista nazi ucraniano durante a Segunda Guerra Mundial], que usavam veículos leves e caminhões, nos quais instalaram armas, à semelhança dos jihad-mobiles, só que agora eles são chamados de bandera-mobiles”, continuou o porta-voz.

Ante a recusa de negociações, indicou, a Rússia retomou as operações militares. “Devido ao lado ucraniano basicamente rejeitar as negociações, hoje [26] foi retomado o avanço das forças russas, em conformidade com o plano de realização da operação”, anunciou, segundo a Sputniknews, veículo estatal russo.

LEIA MAIS:

1 – “Preciso de munição, não de carona”, diz Zelensky aos EUA
2 – EUA estão prontos para ajudar Zelensky a deixar Ucrânia
3 – VÍDEO: Presidente da Ucrânia afirma que não vai baixar as armas

Rússia volta para a ofensiva

Peskov também comentou as sanções ocidentais à Rússia. “Agora será necessária uma análise adicional e a coordenação do trabalho pelos respectivos ministérios.

E, obviamente, estão sendo tomadas imediatamente medidas para minimizar os efeitos dessas sanções, o bom funcionamento de todos os setores da nossa economia, dos sistemas da nossa economia.

Existem todas as possibilidades e potencial para isso”, segundo o representante do Kremlin, acrescentando que esse potencial foi criado “para estas situações”.

“As sanções dos últimos dias são bastante sérias. Nós também nos preparamos para elas de forma séria e antecipada”, disse ele.

O porta-voz presidencial da Rússia referiu ainda que estão sendo feitas análises de como responder às sanções.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link