Um a cada três aliados esconde Bolsonaro em suas redes sociais

Atualizado em 13 de agosto de 2022 às 21:40
Presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Evaristo Sá

Embora para eleições de outubro deste ano existam ao menos 27 candidatos a governador nos estados brasileiros aliados ao partido de Jair Bolsonaro, o PL, mais de um terço destes não publicam conteúdos em referência ao atual presidente. Destes, 10 não fizeram qualquer menção ao chefe do Executivo nos últimos meses. É o que mostra levantamento do jornal “Folha de S. Paulo”.

Embora nãos seja proibido o uso de imagens vinculadas ao presidente no período de pré-campanha, que termina na próxima terça-feira (16), esses candidatos preferiram não associar suas imagens ao mandatário até o momento. Destes palanques, oito estão na regiões Norte e no Nordeste.

Já seis dos sete aliados do Sul e do Sudeste exploram a imagem do presidente.

Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná que concorre à reeleição, é o único das duas regiões que tem escondido a imagem de Bolsonaro em sua campanha.

Já a assessoria de imprensa do governador afirmou que a aliança entre ambos é pública e notória. “O governador reforça essa aproximação toda vez que é perguntado sobre o assunto e um novo registro formal eleitoral da parceria entre os dois candidatos poderá ser conferido durante a campanha eleitoral”, diz nota enviada à Folha.

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), até mostra o presidente nas redes, mas não chegou a citá-lo em debate na televisão, o primeiro inclusive, na TV Bandeirantes.

Já o candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) também não expõe tanto Bolsonaro, tendo feito apenas uma postagem em menção a ele nesse semestre. Mauro Mendes (União Brasil) também não mostrou o presidente. Já entre ex-ministros que concorrem as eleições deste ano, apenas Flávia Arruda (PL-DF), que disputa uma vaga pelo Distrito Federal, não mostrou o presidente.

Aliados não formais do presidente também têm evitado a associação.

O candidato do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), por exemplo, evita a imagem do presidente na corrida pelo governo do estado do Piauí.  Seu partido, o PP, acionou a Justiça Eleitoral para questionar a circulação de imagens de seus candidatos no Piauí ao lado de Bolsonaro e pediu que o material fosse suspenso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link