Guerra interna pode fazer União Brasil apoiar Lula e Bolsonaro

Atualizado em 20 de fevereiro de 2022 às 13:24
UNião Brasil
Oficialização do União Brasil Foto: Reprodução

Há uma enorme guerra no União Brasil, o que tem provocado divisão no partido. Isto tem atrapalhado negociações e impedido que a sigla crie um projeto único para disputar as eleições. A sigla se tornou uma das mais fortes, já que seu fundo eleitoral será de quase R$ 800 milhões.

Pré-candidatos à presidência têm feito de tudo para ter o apoio da agremiação, como João Doria, Sergio Moro e Simone Tebet. Só que o partido não tem um plano definido sobre quais caminhos deverá seguir. Tanto que nem os comandos regionais ainda estão escolhidos.

Por conta deste cenário de fragmentação, com pensamentos ideológicos diferentes, a tendência é que parlamentares deixem a legenda a partir de abril. Dificilmente um nome será consenso na corrida para conquistar o Palácio do Planalto. A informação é do jornal O Globo.

Leia mais:

1 – Em negociação com União Brasil, Moro desdenha de partidos políticos

2 – ACM Neto diz para Moro não se filiar ao União Brasil

3 – Moro sofre resistência do União Brasil e deve ficar no Podemos

União Brasil vira alvo de presidenciáveis

Com a guerra interna, alguns presidenciáveis passaram a negociar com dirigentes do partido. Lula tem buscado apoios pontuais do União Brasil. Jair Bolsonaro quer palanques regionais. Moro chegou a negociar sua filiação a sigla, mas foi barrado por ACM Neto.

João Doria tem usado Rodrigo Garcia, ex-DEM, para tentar fisgar apoios. Em São Paulo, por exemplo, a sigla prometeu embarcar com a candidatura do vice-governador. Simone Tebet tem trabalhado para que haja uma federação entre MDB e a agremiação para fortalecê-la.

No meio de tanta disputa, o mais provável é que o diretório nacional dê independência para cada estado escolher o seu candidato. O foco do partido é formar uma grande bancada no Congresso Nacional.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link