Universo Paralello: rave invadida em Israel foi criada no Brasil pelo pai de Alok

Atualizado em 9 de outubro de 2023 às 13:21
Edição brasileira do Universo Paralello. Foto: reprodução

O festival de música eletrônica atacado pelo Hamas em Israel tem raízes brasileiras, sendo criado por Juarez Petrillo, também conhecido como DJ Swarup, pai dos DJs Alok e Bhaskar. O evento, conhecido como Universo Paralello, teve sua origem no Brasil nos anos 2000 e começou em Goiás, mas logo se transferiu para a Bahia, onde tradicionalmente ocorre na virada do ano na praia de Pratigi, em Ituberá.

No entanto, o festival não se limitou ao Brasil. A marca Universo Paralello é licenciada para outros países, com produtoras locais encarregadas da organização e da seleção de artistas. Essa expansão internacional levou o festival a locais como Índia, França, Argentina, Espanha, Portugal, Tailândia e México entre 2022 e 2023.

A edição em Israel, chamada de Tribe of Nova, foi um marco, sendo a primeira vez em que o festival aconteceu no Oriente Médio. Petrillo, que desempenhou um papel importante no cenário da música eletrônica, estava programado para se apresentar no evento israelense.

No entanto, o ataque do Hamas interrompeu abruptamente o festival. Petrillo filmou o momento em que a festa foi invadida, compartilhando imagens nas redes sociais que mostravam a fumaça no céu e a agitação entre as pessoas no local. “Estou em choque até agora! E as bombas não param de explodir… depois conto mais detalhes”, disse na publicação. Após a ação do grupo extremista, cerca de 260 corpos foram encontrados.

A organização do festival brasileiro também se manifestou sobre os acontecimentos em Israel, expressando profunda consternação com os ataques do Hamas. Eles observaram que Israel é conhecido por sediar grandes eventos de música eletrônica, com um festival de perfil semelhante ocorrendo na mesma região um dia antes do ataque.

O Universo Paralello já aconteceu em países como a Índia, França, Argentina, Espanha, Portugal, Tailândia e México. Esta festa foi a festa primeira a acontecer no Oriente Médio e recebeu o nome de Tribe of Nova.

“Surreal! […] Já estava no palco para tocar. Espiritual demais! Foi a primeira vez que aconteceu isso, nunca uma festa parou assim! Sei nem o que fazer dizer”, escreveu o pai de Alok. “Helicópteros!! Explosões. Acabou a luz elétrica!! Bizarro!! Guerra!! Muito triste.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link